sicnot

Perfil

Economia

Dívida pública aumenta para os 238 mil M€ até maio

(Reuters/ Arquivo)

REUTERS

A dívida das administrações públicas aumentou em maio face ao mês anterior, para os 237.617 milhões de euros, ou seja, mais 1.622 milhões de euros, segundo o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com o boletim estatístico hoje divulgado pelo Banco de Portugal, em maio, a dívida pública na ótica de Mastricht, a que conta para Bruxelas, aumentou pelo terceiro mês consecutivo, para os 237.617 milhões de euros.

Comparando com o mês de maio do ano passado, a dívida das administrações públicas aumentou 6.492 milhões de euros e, entre janeiro e maio deste ano, o stock da dívida aumentou 6.272 milhões de euros.

Já a dívida líquida de depósitos da administração pública diminuiu 478 milhões de euros em maio face ao mês anterior, para os 219.246 milhões de euros.

No entanto, face ao mesmo mês de 2015, registou-se um aumento de 8.940 milhões de euros e, nos primeiros cinco meses deste ano, verificou-se uma subida de 1.153 milhões de euros na dívida líquida.

Quanto ao financiamento líquido das administrações públicas, entre janeiro e maio de 2016, registou-se um aumento de 44 milhões de euros, o que compara com um acréscimo de 1,1 mil milhões de euros em igual período de 2015.

O valor do financiamento líquido das administrações públicas "resultou de um aumento do financiamento obtido junto dos bancos (+3,1 mil milhões de euros) e de outros financiadores residentes (+4,6 mil milhões de euros) e de uma redução do financiamento concedido pelo exterior (-7,6 mil milhões de euros), por via da redução de títulos (-4,8 mil milhões de euros), a que acresce o reembolso antecipado de empréstimos do FMI ocorrido em fevereiro de 2016 (-2,0 mil milhões de euros)".

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.