sicnot

Perfil

Economia

Dívida pública aumenta para os 238 mil M€ até maio

(Reuters/ Arquivo)

REUTERS

A dívida das administrações públicas aumentou em maio face ao mês anterior, para os 237.617 milhões de euros, ou seja, mais 1.622 milhões de euros, segundo o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com o boletim estatístico hoje divulgado pelo Banco de Portugal, em maio, a dívida pública na ótica de Mastricht, a que conta para Bruxelas, aumentou pelo terceiro mês consecutivo, para os 237.617 milhões de euros.

Comparando com o mês de maio do ano passado, a dívida das administrações públicas aumentou 6.492 milhões de euros e, entre janeiro e maio deste ano, o stock da dívida aumentou 6.272 milhões de euros.

Já a dívida líquida de depósitos da administração pública diminuiu 478 milhões de euros em maio face ao mês anterior, para os 219.246 milhões de euros.

No entanto, face ao mesmo mês de 2015, registou-se um aumento de 8.940 milhões de euros e, nos primeiros cinco meses deste ano, verificou-se uma subida de 1.153 milhões de euros na dívida líquida.

Quanto ao financiamento líquido das administrações públicas, entre janeiro e maio de 2016, registou-se um aumento de 44 milhões de euros, o que compara com um acréscimo de 1,1 mil milhões de euros em igual período de 2015.

O valor do financiamento líquido das administrações públicas "resultou de um aumento do financiamento obtido junto dos bancos (+3,1 mil milhões de euros) e de outros financiadores residentes (+4,6 mil milhões de euros) e de uma redução do financiamento concedido pelo exterior (-7,6 mil milhões de euros), por via da redução de títulos (-4,8 mil milhões de euros), a que acresce o reembolso antecipado de empréstimos do FMI ocorrido em fevereiro de 2016 (-2,0 mil milhões de euros)".

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.