sicnot

Perfil

Economia

Draghi diz que decisão sobre sanções cabe à Comissão Europeia

© Ralph Orlowski / Reuters

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse hoje que a decisão de sancionar Portugal e Espanha por défice excessivo cabe "inteiramente à Comissão Europeia".

Em conferência de imprensa, em Frankfurt, Draghi afirmou que a comissão tem "a responsabilidade e os conhecimentos para tomar a decisão", depois de ser questionado sobre se considera adequado sancionar os dois países depois dos esforços que estes fizeram.

Na semana passada, o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) aprovou uma recomendação para a Comissão Europeia sancionar Portugal e Espanha por não terem adotado "medidas eficazes" para corrigir os défices excessivos entre 2013 e 2015.

As sanções podem ir até 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB), levando ainda a uma suspensão dos fundos comunitários a partir de janeiro de 2017.

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14