sicnot

Perfil

Economia

EDP cede à Tagus défice tarifário de 600 milhões de euros relativo a 2016

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A EDP Serviço Universal, comercializador de último recurso do sistema português, vai ceder à Tagus - Sociedade de Titularização de Créditos uma parcela do défice tarifário de 2016, e respetivos juros, por um montante de 600 milhões de euros.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP, que detém a 100% a EDP Serviço Universal, explica que a Tagus financiará a aquisição desta parcela do défice tarifário, através da emissão de 600 milhões de euros de instrumentos de dívida sénior, com uma yield de 2,45%, cupão de 2,423%, e rating esperado de A1/BBB/BBB high, atribuído pela Moody's, Fitch e DBRS, respetivamente.

A operação está ainda sujeita à aprovação do prospecto pela CMVM, sendo intenção admitir à negociação na NYSE Euronext Lisbon.

O défice tarifário de 2016 resultou do diferimento por cinco anos da recuperação do sobrecusto de 2016 relacionado com a aquisição de energia aos produtores em regime especial, isto é, por um preço superior ao praticado no mercado, que é suportado pelos consumidores finais, na fatura da eletricidade.

O montante de défice tarifário de 2016 em dívida à EDP SU antes desta oferta de securitização era de aproximadamente 800 milhões de euros, adianta a elétrica liderada por António Mexia.

Lusa

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Passos Coelho apela à reforma do IRC
    0:38

    Economia

    Passos Coelho critica o que diz ser um aumento do salário minimo nacional feito de forma irresponsável e sugere ao Governo que retome a reforma do IRC. No discurso de encerramento do congresso do PSD-Açores, o líder social democrata reafirmou que o Governo não pode contar com o PSD quando há divergências na "geringonça".

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37