sicnot

Perfil

Economia

Mercadona já recebeu 5.000 candidaturas para 120 lugares em Portugal

© Sergio Perez / Reuters

O grupo de distribuição alimentar espanhol Mercadona já recebeu 5.000 candidaturas para o processo de contratação em Portugal de 120 quadros diretivos intermédios que irão apoiar o projeto de expansão nesse país, onde espera abrir quatro supermercados em 2019.

A empresa informou hoje que os futuros 120 responsáveis irão frequentar durante 18 meses um programa de formação, prevendo gastar 50.000 euros por trabalhador.

Durante esse processo, os novos trabalhadores irão receber uma formação específica no "Modelo de Qualidade Total" de Mercadona, competências diretivas e de liderança, e terão uma imersão nos diversos departamentos da empresa.

A empresa está à procura de licenciados nas universidades portuguesas com pós-graduação ou mestrado em Economia, Administração de Empresas, Direito, Arquitetura e Engenharia.

A Mercadona anunciou em junho que vai abrir quatro supermercados em Portugal em 2019, os quais serão as primeiras unidades fora de Espanha.

O investimento está avaliado em 25 milhões de euros e vai permitir criar cerca de 200 postos de trabalho, nesta primeira fase de expansão internacional do grupo espanhol.

A empresa presidida por Juan Roig optou por Portugal por ser "um mercado próximo de Espanha, de proximidade logística e que se enquadra no crescimento orgânico e natural da empresa".

A Mercadona é uma empresa de capital familiar que foi fundada em 1977 pelo grupo Cárnicas Roig.

Em 1981, Juan Roig assumiu a direção da empresa, que iniciou a sua atividade como empresa independente.

Atualmente, Juan Roig e a mulher, Hortensia Herrero, são os acionistas maioritários da empresa, detendo mais de 80% do seu capital.

A Mercadona faturou 20.831 milhões de euros em 2015, tem 1.587 supermercados em Espanha e emprega 76.000 trabalhadores com contrato permanente.

Lusa

  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.