sicnot

Perfil

Economia

Remessas de emigrantes caíram 8,3% até maio

twitter.com/BojanowskiW

As remessas dos emigrantes portugueses caíram 8,3% entre janeiro e maio deste ano, para 1.181 milhões de euros, ao passo que as verbas enviadas pelos imigrantes em Portugal subiram 6,5% para 215,5 milhões.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, as verbas enviadas pelos trabalhadores portugueses no estrangeiro diminuíram de 1.288,9 milhões de euros, nos primeiros cinco meses do ano passado, para 1.181,3 milhões de janeiro a maio deste ano.

As remessas dos estrangeiros a trabalhar em Portugal registaram, por outro lado, uma subida de 6,5% nos primeiros cinco meses deste ano, passando de 202,1 milhões de euros de janeiro a maio de 2015 para 215,5 milhões de euros no mesmo período deste ano.

A França lidera a lista dos países de onde os emigrantes portugueses mais enviaram dinheiro para Portugal, com 447,6 milhões enviados de janeiro a maio deste ano, o que representa uma subida de 8,5% face aos 411,6 milhões enviados nos primeiros cinco meses do ano passado.


Lusa

  • Mais de 57 mil pessoas abandonaram Portugal em 2015
    1:04

    País

    O número de emigrantes portugueses aumentou em 2015. Os dados provisórios do Observatório da Emigração revelam que mais de 57 mil pessoas saíram do país no ano passado. O Reino Unido continua a ser o principal destino dos portugueses.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.