sicnot

Perfil

Economia

Défice das administrações públicas caiu 971 M€ no 1º semestre

Centro de Conferência de Faturas do Serviço Nacional de Saúde

Lusa

A Direção-Geral de Orçamento (DGO) divulgou hoje o défice orçamental, em contas públicas, registado na primeira metade do ano. De acordo com estes dados, o défice das administrações públicas caiu 971 M€ no 1º semestre.

O Ministério das Finanças garante que o défice das administrações públicas foi reduzido em 971 milhões de euros no 1º semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Nos primeiros seis meses do ano, o Estado gastou mais com as remunerações dos trabalhadores estatais mas conseguiu reduzir a despesa com aquisição de bens e serviços.

Os dados preliminares da execução orçamental de junho apontam, assim, para uma ligeira subida da despesa de duas décimas.

Bem melhores são os resultados do lado da receita que subiu 2,9%, sobretudo à custa de um aumento da receita fiscal e de uma subida da chamada receita contributiva.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite