sicnot

Perfil

Economia

Défice das administrações públicas caiu 971 M€ no 1º semestre

Lusa

A Direção-Geral de Orçamento (DGO) divulgou hoje o défice orçamental, em contas públicas, registado na primeira metade do ano. De acordo com estes dados, o défice das administrações públicas caiu 971 M€ no 1º semestre.

O Ministério das Finanças garante que o défice das administrações públicas foi reduzido em 971 milhões de euros no 1º semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Nos primeiros seis meses do ano, o Estado gastou mais com as remunerações dos trabalhadores estatais mas conseguiu reduzir a despesa com aquisição de bens e serviços.

Os dados preliminares da execução orçamental de junho apontam, assim, para uma ligeira subida da despesa de duas décimas.

Bem melhores são os resultados do lado da receita que subiu 2,9%, sobretudo à custa de um aumento da receita fiscal e de uma subida da chamada receita contributiva.

  • Resgate de mais de 300 migrantes no Mediterrâneo
    2:08
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01