sicnot

Perfil

Economia

Défice das administrações públicas caiu 971 M€ no 1º semestre

Centro de Conferência de Faturas do Serviço Nacional de Saúde

Lusa

A Direção-Geral de Orçamento (DGO) divulgou hoje o défice orçamental, em contas públicas, registado na primeira metade do ano. De acordo com estes dados, o défice das administrações públicas caiu 971 M€ no 1º semestre.

O Ministério das Finanças garante que o défice das administrações públicas foi reduzido em 971 milhões de euros no 1º semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Nos primeiros seis meses do ano, o Estado gastou mais com as remunerações dos trabalhadores estatais mas conseguiu reduzir a despesa com aquisição de bens e serviços.

Os dados preliminares da execução orçamental de junho apontam, assim, para uma ligeira subida da despesa de duas décimas.

Bem melhores são os resultados do lado da receita que subiu 2,9%, sobretudo à custa de um aumento da receita fiscal e de uma subida da chamada receita contributiva.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.