sicnot

Perfil

Economia

Défice das administrações públicas caiu 971 M€ no 1º semestre

Lusa

A Direção-Geral de Orçamento (DGO) divulgou hoje o défice orçamental, em contas públicas, registado na primeira metade do ano. De acordo com estes dados, o défice das administrações públicas caiu 971 M€ no 1º semestre.

O Ministério das Finanças garante que o défice das administrações públicas foi reduzido em 971 milhões de euros no 1º semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Nos primeiros seis meses do ano, o Estado gastou mais com as remunerações dos trabalhadores estatais mas conseguiu reduzir a despesa com aquisição de bens e serviços.

Os dados preliminares da execução orçamental de junho apontam, assim, para uma ligeira subida da despesa de duas décimas.

Bem melhores são os resultados do lado da receita que subiu 2,9%, sobretudo à custa de um aumento da receita fiscal e de uma subida da chamada receita contributiva.

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".