sicnot

Perfil

Economia

Empréstimos concedidos pela banca às famílias para habitação caem 2,7% em junho

Os empréstimos concedidos pelos bancos particulares com o destino habitação voltaram a cair em junho (2,7%) em termos homólogos, enquanto os com finalidade consumo avançaram no mesmo mês (2,4%), segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com o BdP, a percentagem de devedores do setor das famílias com crédito vencido diminuiu 0,4 pontos percentuais em relação a maio, fixando-se em 14,2%.

"Em junho, a tva [taxa de variação anual] dos empréstimos concedidos às famílias fixou-se em -1,8%, aumentando 0,1 pontos percentuais em relação a maio", refere o BdP, precisando que, por finalidade, a tva do crédito à habitação situou-se em -2,7% e a do crédito ao consumo e outros fins em 2,4%, aumentando, respetivamente, 0,1 pontos percentuais e 0,5 pontos percentuais face ao mês anterior.

Para o total dos empréstimos e para a finalidade habitação, o rácio de crédito vencido não se alterou relativamente ao mês de maio, situando-se em 5,2% e 3,1%, respetivamente.

No crédito ao consumo e outros fins este indicador apresentou uma redução de 0,3 pontos percentuais, para 14,3%.

Os empréstimos concedidos a sociedades não financeiras (SNF) recuaram, por sua vez, 2,5% em junho, face ao mesmo mês do ano passado, a mesma variação observada em maio.

O rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras no fim de junho era de 16,5% e 29,1% dos devedores apresentavam crédito vencido.

As empresas privadas exportadoras registaram um rácio de crédito vencido de 6,6% (mais 0,1 pontos percentuais face a maio) e uma percentagem de devedores com crédito vencido de 9,7% (igual à do mês anterior).

"Em junho de 2016, a tva dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras manteve-se em -2,5%. Os empréstimos às empresas privadas exportadoras registaram uma tva de 1,0%, traduzindo-se numa redução de 0,2 pontos percentuais (em relação ao mês anterior).

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.