sicnot

Perfil

Economia

Lucros da Volkswagen caem 57% no primeiro trimestre

© Shannon Stapleton / Reuters

Os lucros da fabricante de automóveis alemã Volkswagen caíram 57% no segundo trimestre, para 1,15 mil milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Os lucros do segundo trimestre foram pressionais por quase 2,5 mil milhões de euros em fatores especiais, maioritariamente relacionados com o escândalo da manipulação de emissões poluentes de 2015.

"Enormes provas serão necessárias para conter os elevados custos da questão do diesel", disse o diretor financeiro, Frank Witter, em comunicado.

No primeiro semestre, os lucros líquidos caíram para 3,579 milhões de euros, 36,8% menos do que no mesmo período de 2015.

No mesmo período, os lucros operativos caíram 21,7%, para 5.339 milhões de euros.

A faturação caiu 0,8% entre janeiro e junho, para 107.935 milhões de euros, quando comparado com o primeiro semestre do ano passado.

A Volkswagen criou no primeiro semestre provisões adicionais de 1.600 milhões de euros para enfrentar os custos legais da manipulação de emissões.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Santana Lopes rejeita responsabilidades nas falhas do SIRESP
    1:21

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Sobre o relatório do SIRESP, António Vitorino diz que há neste momento um passa culpas entre entidades que só vai contribuir para aumentar o receio das populações perante os incêndios. Pedro Santana Lopes, que era primeiro-ministro quando foi assinado o contrato da rede de comunicações, diz que não sente responsabilidades e defende que o importante é perceber o que há de errado com o SIRESP.

  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29