sicnot

Perfil

Economia

Lucros da Volkswagen caem 57% no primeiro trimestre

© Shannon Stapleton / Reuters

Os lucros da fabricante de automóveis alemã Volkswagen caíram 57% no segundo trimestre, para 1,15 mil milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Os lucros do segundo trimestre foram pressionais por quase 2,5 mil milhões de euros em fatores especiais, maioritariamente relacionados com o escândalo da manipulação de emissões poluentes de 2015.

"Enormes provas serão necessárias para conter os elevados custos da questão do diesel", disse o diretor financeiro, Frank Witter, em comunicado.

No primeiro semestre, os lucros líquidos caíram para 3,579 milhões de euros, 36,8% menos do que no mesmo período de 2015.

No mesmo período, os lucros operativos caíram 21,7%, para 5.339 milhões de euros.

A faturação caiu 0,8% entre janeiro e junho, para 107.935 milhões de euros, quando comparado com o primeiro semestre do ano passado.

A Volkswagen criou no primeiro semestre provisões adicionais de 1.600 milhões de euros para enfrentar os custos legais da manipulação de emissões.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.