sicnot

Perfil

Economia

Taxa de desemprego manteve-se nos 11,2%

A taxa de desemprego manteve-se nos 11,2% em junho, em relação ao mês anterior, segundo a estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística. Mas o número de desempregados caiu 0,7%.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego terá assim recuado 0,9 pontos percentuais em junho relativamente ao mesmo mês de 2015.

"A estimativa provisória da população desempregada para junho de 2016 foi de 568,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,7% face ao valor definitivo obtido para maio de 2016 (menos 4,0 mil pessoas)", refere.

De acordo com o INE, em junho, a taxa de desemprego das mulheres foi de 11,5% (11,4% em maio) e a dos homens foi 10,9% (11,1% em maio).

A taxa de desemprego dos jovens situou-se por sua vez nos em 27,2% (uma descida face aos 28,1% do mês anterior) e a dos adultos manteve-se nos 9,9%.

A estimativa provisória da população empregada, por sua vez, foi de 4.532,3 mil pessoas, tendo aumentado 0,2% em relação ao mês anterior (mais 7,7 mil pessoas), sinaliza ainda o INE.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

Lusa

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".