sicnot

Perfil

Economia

CaixaBank ganha 638 M€ no 1º semestre de 2016, menos 9,9% que em 2015

© Albert Gea / Reuters

O espanhol CaixaBank, maior acionista do português BPI, teve um lucro de 638 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, uma diminuição de 9,9 % face ao período homólogo, incluindo impactos extraordinários associados à integração do Barclays.

Segundo informação prestada hoje pelo banco catalão à CNMV (Comissão Nacional do Mercado de valores espanhola), o benefício alcançado foi "apoiado na receita bancária, na contenção de despesas e na redução das dotações".

O CaixaBank recorda que os resultados verificados no primeiro semestre de 2015 incluíam "impactos singulares" associados à integração do Barclays Bank.

Por outro lado, o resultado antes de impostos no primeiro semestre do corrente ano é de 888 milhões de euros, um aumento de 59,4% em relação ao primeiro semestre de 2015.

O resultado atribuído ao negócio bancário e de seguros, excluindo a atividade imobiliária e as participadas, ascende a 943 milhões de euros, informa o banco.

De acordo com o CaixaBank, a evolução do crédito confirma a tendência de recuperação, com um crescimento de 1,0% em 2016, até 208.486 milhões de euros, devido à "sólida melhoria" dos novos créditos desde junho de 2015.

Também se verificou um crescimento dos recursos dos clientes, que ascendiam a 304.465 milhões de euros (+2,7%, 7.866 milhões no primeiro semestre), com uma variação trimestral de 3,0%.

Lusa

  • "O Governo elegeu o PSD e o CDS-PP como uma espécie de forças do mal"
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que seja quem for o próximo líder do PSD, dificilmente o "radicalismo" do Governo vai permitir que exista diálogo. Depois de António Costa ter dito que a relação com o PSD vai melhorar com a futura liderança, foi a vez de Passos afirmar que foi o Governo que encarou sempre a oposição como uma "força do mal".

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.

  • Panorama BBC revela e analisa documentos dos Paradise Papers
    2:22

    Mundo

    Depois dos Panama Papers chegaram os Paradise Papers, documentos revelados e analisados por dezenas de órgãos de imprensa mundial. Esta noite, na SIC Notícias, o Panorama BBC revela e analisa documentos relacionados com este processo.

    Hoje na SIC Notícias