sicnot

Perfil

Economia

CaixaBank ganha 638 M€ no 1º semestre de 2016, menos 9,9% que em 2015

© Albert Gea / Reuters

O espanhol CaixaBank, maior acionista do português BPI, teve um lucro de 638 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, uma diminuição de 9,9 % face ao período homólogo, incluindo impactos extraordinários associados à integração do Barclays.

Segundo informação prestada hoje pelo banco catalão à CNMV (Comissão Nacional do Mercado de valores espanhola), o benefício alcançado foi "apoiado na receita bancária, na contenção de despesas e na redução das dotações".

O CaixaBank recorda que os resultados verificados no primeiro semestre de 2015 incluíam "impactos singulares" associados à integração do Barclays Bank.

Por outro lado, o resultado antes de impostos no primeiro semestre do corrente ano é de 888 milhões de euros, um aumento de 59,4% em relação ao primeiro semestre de 2015.

O resultado atribuído ao negócio bancário e de seguros, excluindo a atividade imobiliária e as participadas, ascende a 943 milhões de euros, informa o banco.

De acordo com o CaixaBank, a evolução do crédito confirma a tendência de recuperação, com um crescimento de 1,0% em 2016, até 208.486 milhões de euros, devido à "sólida melhoria" dos novos créditos desde junho de 2015.

Também se verificou um crescimento dos recursos dos clientes, que ascendiam a 304.465 milhões de euros (+2,7%, 7.866 milhões no primeiro semestre), com uma variação trimestral de 3,0%.

Lusa

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.