sicnot

Perfil

Economia

CaixaBank ganha 638 M€ no 1º semestre de 2016, menos 9,9% que em 2015

© Albert Gea / Reuters

O espanhol CaixaBank, maior acionista do português BPI, teve um lucro de 638 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, uma diminuição de 9,9 % face ao período homólogo, incluindo impactos extraordinários associados à integração do Barclays.

Segundo informação prestada hoje pelo banco catalão à CNMV (Comissão Nacional do Mercado de valores espanhola), o benefício alcançado foi "apoiado na receita bancária, na contenção de despesas e na redução das dotações".

O CaixaBank recorda que os resultados verificados no primeiro semestre de 2015 incluíam "impactos singulares" associados à integração do Barclays Bank.

Por outro lado, o resultado antes de impostos no primeiro semestre do corrente ano é de 888 milhões de euros, um aumento de 59,4% em relação ao primeiro semestre de 2015.

O resultado atribuído ao negócio bancário e de seguros, excluindo a atividade imobiliária e as participadas, ascende a 943 milhões de euros, informa o banco.

De acordo com o CaixaBank, a evolução do crédito confirma a tendência de recuperação, com um crescimento de 1,0% em 2016, até 208.486 milhões de euros, devido à "sólida melhoria" dos novos créditos desde junho de 2015.

Também se verificou um crescimento dos recursos dos clientes, que ascendiam a 304.465 milhões de euros (+2,7%, 7.866 milhões no primeiro semestre), com uma variação trimestral de 3,0%.

Lusa

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.