sicnot

Perfil

Economia

Desemprego na zona euro e UE mantém níveis mais baixos dos últimos anos

(Lusa/Arquivo)

© Marcelo del Pozo / Reuters

A taxa de desemprego na zona euro e no conjunto da União Europeia manteve-se estável em junho face ao mês anterior, nos 10,1% e 8,5%, respetivamente, permanecendo assim nos valores mais baixos dos últimos anos, revela hoje o Eurostat.

De acordo com os dados do gabinete oficial de estatísticas da UE, a taxa de desemprego na zona euro representa um recuo em termos homólogos, face aos 11,0% registados em junho do ano passado, e permanece no valor mais baixo desde julho de 2011, enquanto na UE a 28 a taxa de 8,5% fica um ponto abaixo daquela verificada há um ano (9,5%), e continua a ser a mais baixa desde março de 2009.

Portugal acompanhou esta tendência, ao registar em julho uma taxa de desemprego estável face ao mês anterior, de 11,2% (contra 12,3% em junho de 2015), que permanece como a sexta mais elevada da UE, atrás de Grécia (23,3%, valor de abril), Espanha (19,9%), Croácia (13,2%), Chipre (11,7%) e Itália (11,6%).

No extremo oposto, os Estados-membros com taxas de desemprego mais baixas em junho foram Malta (4,0%), República Checa (4,1%) e Alemanha (4,2%).

No que respeita ao desemprego jovem, a taxa recuou ligeiramente tanto na zona euro (de 20,9% em maio para 20,8% em junho) como no conjunto da União (de 18,7% em maio para 18,5% em junho), sendo as quedas mais significativas em termos homólogos, pois um ano antes fixavam-se nos 22,5% e 20,6%, respetivamente.

Malta (6,9%) e Alemanha (7,2%) registaram as menores taxas de desemprego jovem, enquanto a Grécia (47,4% em abril) e a Espanha (45,8%) continuam a ter as mais elevadas.

Em Portugal, a taxa de desemprego jovem recuou para os 27,2%, face aos 28,1% no mês anterior e 31,8% em termos homólogos.


Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..