sicnot

Perfil

Economia

Exportações de mobiliário e colchoaria crescem 15% até maio

As exportações de mobiliário e colchoaria aumentaram 15% entre janeiro e maio por comparação ao mesmo período de 2015, referiu a associação do setor, com o mercado francês a alcançar a posição de maior destino.

Em comunicado, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), a partir de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), disse que o valor das exportações entre janeiro e maio foi de 724 milhões de euros.

"A posição de França no 'ranking' dos principais destinos comerciais do setor é seguida de perto pela Espanha, que cresceu 27% em termos homólogos, para um volume de vendas na ordem dos 210 milhões de euros, correspondentes a uma quota de mercado de 29%", escreveu a APIMA.

Em terceiro lugar nos mercados de destino encontra-se a Alemanha, "apesar do decréscimo homólogo de 13%", com uma quota de exportações de 6%, o que representou um volume de vendas de 46 milhões de euros.

Assim, os três países -- França, Espanha e Alemanha -- representam dois terços do total das exportações do setor.

"Importa salientar que as importações do setor registaram um crescimento de 18% face a igual período homólogo, fixando-se nos 320 milhões de euros, valor que assegura a continuação de um saldo superavitário da balança comercial do setor, que registou a importância de 403 milhões de euros", acrescentou a APIMA.

A associação recordou ainda que "com o propósito de conferir uma identidade à campanha de promoção internacional do setor, já apoiou 105 empresas, que marcaram presença num conjunto de 26 ações promocionais realizadas em oito mercados estratégicos (Espanha, Singapura, Itália, França, EUA, Reino Unido, Rússia e Alemanha), onde dispuseram de 264 espaços de exposição em feiras e montras internacionais".

Lusa

  • Vitória de Guimarães na Áustria em busca do apuramento na Liga Europa
    1:47
  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.