sicnot

Perfil

Economia

Exportações de mobiliário e colchoaria crescem 15% até maio

As exportações de mobiliário e colchoaria aumentaram 15% entre janeiro e maio por comparação ao mesmo período de 2015, referiu a associação do setor, com o mercado francês a alcançar a posição de maior destino.

Em comunicado, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), a partir de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), disse que o valor das exportações entre janeiro e maio foi de 724 milhões de euros.

"A posição de França no 'ranking' dos principais destinos comerciais do setor é seguida de perto pela Espanha, que cresceu 27% em termos homólogos, para um volume de vendas na ordem dos 210 milhões de euros, correspondentes a uma quota de mercado de 29%", escreveu a APIMA.

Em terceiro lugar nos mercados de destino encontra-se a Alemanha, "apesar do decréscimo homólogo de 13%", com uma quota de exportações de 6%, o que representou um volume de vendas de 46 milhões de euros.

Assim, os três países -- França, Espanha e Alemanha -- representam dois terços do total das exportações do setor.

"Importa salientar que as importações do setor registaram um crescimento de 18% face a igual período homólogo, fixando-se nos 320 milhões de euros, valor que assegura a continuação de um saldo superavitário da balança comercial do setor, que registou a importância de 403 milhões de euros", acrescentou a APIMA.

A associação recordou ainda que "com o propósito de conferir uma identidade à campanha de promoção internacional do setor, já apoiou 105 empresas, que marcaram presença num conjunto de 26 ações promocionais realizadas em oito mercados estratégicos (Espanha, Singapura, Itália, França, EUA, Reino Unido, Rússia e Alemanha), onde dispuseram de 264 espaços de exposição em feiras e montras internacionais".

Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.