sicnot

Perfil

Economia

Associação de Hotelaria e Restauração saúda descontos em autoestradas

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) aplaudiu a decisão do Governo de reduzir 15% as portagens de cinco autoestradas, a qual entrou esta segunda-feira em vigor.

Lusa

O desconto é atribuído a todos os veículos que circulem em algumas autoestradas do interior do país e do Algarve, a maioria ex-Scut (vias sem custos para o utilizador).

Para a associação, esta é uma medida "da maior relevância", por considerar que a rede rodoviária portuguesa é um dos pontos mais fortes da oferta turística, ao proporcionar "rapidez, segurança e conforto de acesso a qualquer parcela do território".

"Fazemos votos para que, a curto prazo, a economia portuguesa possa suportar ainda maiores esforços orçamentais", salienta o diretor-geral da AHRESP, José Manuel Esteves, citado na nota.

A medida, que consta de uma portaria governamental publicada no dia 20, abrange as autoestradas A23 (Torres Novas -- Guarda), A22 (Lagos - Vila Real de Santo António) e A24, entre Viseu e a fronteira de Vila Verde de Raia, no município de Chaves.

Os descontos estendem-se à autoestrada A4, denominada Transmontana, entre Amarante e Quintanilha (Bragança), mas deixa de fora o troço daquela via entre Matosinhos (Porto) e Amarante.

Ainda na A4, no Túnel do Marão, recentemente inaugurado, o preço praticado já abrange os 15% de desconto, anunciou o Governo.

É também abrangida a A25 entre Albergaria-a-Velha e Vilar Formoso, mas não no troço inicial, que liga Aveiro a Albergaria-a-Velha.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Ministro pede aos pais que vacinem os filhos e não vão "em modas"
    2:11

    Surto de sarampo

    O ministro da Saúde deixou esta terça-feira um apelo aos pais para vacinarem os filhos e não se deixarem ir em "modas". Adalberto Campos Fernandes vai reforçar as parcerias entre Ministério da Saúde e Educação. Durante a inauguração da unidade de saúde de Algés, o ministro deixou a garantia de que as novas medidas para combater epidemias como a do sarampo serão conhecidas no Dia Mundial da Criança.

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC