Autarcas do PS classificam polémica do IMI como "fait-divers de verão"
03.08.2016 18h58
As alterações ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), aprovadas pelo Governo, "é um 'fait-divers' de verão, que está a ser claramente deturpado", considerou Rui Santos, presidente da Associação Nacional de Autarcas Socialistas (ANA-PS).
"Acho extraordinário que se esteja a levantar tanta celeuma à volta de um assunto que estava previsto há muito tempo no Orçamento do Estado", disse à Lusa o também presidente da Câmara de Vila Real, desde maio presidente dos autarcas socialistas.
De acordo com um diploma publicado segunda-feira em Diário da República, o IMI pode aumentar ou diminuir consoante a exposição solar ou a qualidade ambiental da habitação, segundo a ponderação prevista para o coeficiente de "localização e operacionalidade relativas".
"O que estava previsto era exatamente criar mecanismos para que se aumentasse a justiça fiscal. Haverá portugueses que pagarão menos, haverá portugueses que pagarão mais, mas no fundamental a medida terá um efeito neutro em termos fiscais", afirmou Rui Santos.
Para o dirigente da ANA-PS, a polémica em torno das alterações ao IMI "é um 'fait-divers' de verão, que está a ser claramente deturpado por questões de politiquice, porque há portugueses que ficarão a pagar menos e outros pagarão ligeiramente mais, mas no fundamental a lei mantém-se".
"Se houver municípios que considerem que esta reavaliação vai penalizar os seus munícipes têm uma solução, que é descer a taxa do IMI", apontou o autarca socialista.
No Orçamento do Estado para 2016 foi reduzido o valor máximo da taxa do imposto e consagrado "o chamado IMI Familiar", para agregados com mais dependentes, acrescentou.
"Tanto quanto sabemos, os municípios, no primeiro trimestre de 2016, já receberam menos quase 46 milhões de euros de IMI", estimou Rui Santos, atribuindo a redução de receitas também às isenções automáticas e à descida do IMI decretada pelas autarquias.
As alterações efetuadas em 2016, frisou o dirigente da ANA-PS, "leva a que os portugueses, em termos globais, estejam a pagar genericamente menos IMI", embora possam existir algumas situações de exceção.
"É um assunto próprio do verão e foi claramente deturpado", reforçou.
Em relação à proposta de descentralização de competências anunciada pela Governo, Rui Santos explicou que, por princípio, deverá passar pela delegação de atribuições "do poder central nos municípios, nas áreas metropolitanas e nas comunidades intermunicipais", associada "ao correspondente envelope financeiro".
"Esse pacote financeiro pode ser atribuído de duas formas, ou através da cobrança de alguns impostos que hoje se fazem a nível central pelas autarquias, pelas áreas metropolitanas e pelas próprias comunidades intermunicipais ou por transferências do Estado", esclareceu o dirigente autárquico.
O presidente da ANA-PS admitiu existirem "vantagens e desvantagens numa e noutra solução, dependendo do imposto", esperando que o trabalho em curso com o Governo permita chegar a uma conclusão "até ao final do ano".
As alterações ao IMI, publicadas na segunda-feira, definem que o coeficiente de "localização e operacionalidade relativas" possa ser aumentado até 20% ou diminuído até 10%, caso fatores como a exposição solar, o piso ou a qualidade ambiental sejam considerados positivos ou negativos.
O PSD já criticou as alterações ao IMI, anunciando que vai pedir a apreciação parlamentar do diploma no parlamento e o CDS-PP considerou esta iniciativa "um aumento mal disfarçado de impostos".
Lusa
Relacionados
-
Exposição solar e vista das casas com mais peso no IMI
Entra esta terça-feira em vigor a nova tabela de cálculo do Imposto Municipal dobre Imóveis. A exposição solar e a vista das casas vai pesar mais nos novos cálculos.
-
CDS-PP diz que nova lei do IMI é "aumento mal disfarçado" de impostos
O CDS-PP criticou esta terça-feira o que diz ser um "aumento mal disfarçado de impostos" com o decreto-lei que altera o Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), declarando que o Governo, "desde a gasolina ao sol", continua a aumentar os impostos indiretos.
-
PS diz que novo decreto-lei sobre o IMI introduz "justiça fiscal"
O porta-voz do PS João Galamba considerou que a alteração ao Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) agora concretizada introduz "justiça fiscal", porque permite aproximar a tributação ao valor de mercado da casa.
-
PCP acusa PSD de "chicana política" sobre IMI
O dirigente comunista Jorge Cordeiro acusou hoje o PSD de fazer "chicana política" com o novo diploma do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para assim "iludir as pesadíssimas responsabilidades" no "aumento brutal da carga fiscal das famílias portuguesas".
-
BE não se opõe a lei do IMI se trouxer justiça fiscal
O Bloco de Esquerda (BE) disse esta terça-feira que está ainda a avaliar o decreto-lei que altera o Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mas adiantou que se o texto promover a justiça fiscal não terá a oposição bloquista.
Na Homepage
- 0:38
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
- 1:20
"O ministro não escondeu nem tapou"
Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.
24.04.2018 às 23h51
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
-
Oxlade-Chamberlain terá sofrido lesão "muito grave"
O médio inglês Alex Oxlade-Chamberlain terá sofrido uma lesão "muito grave" na vitória do Liverpool sobre a Roma (5-2), na Liga dos Campeões de futebol, disse o treinador dos 'reds', Jurgen Klopp. "É provavelmente uma lesão muito grave. Essas são as más notícias para nós. O plantel não se torna maior neste momento, pelo que vamos de ter de ser criativo nos próximos encontros", afirmou o alemão.
24.04.2018 às 22h56
- 6:24
-
Bombeiros acusam comandante da Proteção Civil de ser incompentente
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses acusou esta no parlamento o comandante nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), António Paixão, de ser "prepotente e incompetente" para o lugar que ocupa.
24.04.2018 às 22h37
- 15:09
- 1:23
Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.
24.04.2018 às 21h33
- 1:31
-
Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?
O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.
24.04.2018 às 18h41
-
Carta de Wagner contra os judeus leiloada em Jerusalém por 42 mil dólares
Uma carta do compositor Richard Wagner dirigida a um intelectual francês, prevenindo-o para "a influência" judaica na cultura, foi esta terça-feira vendida em leilão, em Jerusalém, por cerca de 42 mil dólares (34 mil euros).
24.04.2018 às 22h30
- 1:17