sicnot

Perfil

Economia

Quebra da produção do tomate por chegar aos 35% devido à chuva

© Alexandre Meneghini / Reuters

As chuvas de maio e a redução do preço do tomate na indústria estão a preocupar os produtores, que estimam quebras de produção entre os 20 e os 35%, disse hoje fonte do setor à Lusa.

Gonçalo Escudeiro, dirigente da Torriba, organização de produtores de hortofrutícolas, afirmou à agência Lusa que as "más condições climatéricas" que se registaram durante o mês de maio atrasaram em 15 dias o início da campanha do tomate (iniciou-se na segunda-feira), situação que está a deixar os produtores desta fruta "muito preocupados".

"Tivemos chuvas que nos fizeram atrasar a campanha e dificultaram e muito a nossa atividade. Os produtores estimam quebras de produção entre os 20 e os 35%. Uma quebra muito significativa", apontou.

O responsável referiu que para "minimizar" os estragos causados pela chuva os produtores tiveram de levar a cabo investimentos "significativos", que fizeram subir os custos de produção "no mínimo em 10%".

"A juntar a isto verificou-se uma redução do preço na indústria entre 5% e os 6%. Face a isto, os produtores iniciam esta campanha numa situação muito difícil e fragilizada", apontou.

Nesse sentido, Gonçalo Escudeiro defendeu a necessidade de existir tanto do lado da indústria do setor como do Governo uma maior atenção aos problemas dos produtores.

"Ainda há pouco tempo o Ministério da Agricultura penalizou os produtores com uma redução dos valores que atribuíam nos prémios do seguro. Isso implica um aumento de 11% no custo do seguro", lamentou.

A campanha do tomate iniciou-se no dia 1 de agosto e vai prolongar-se até ao dia 15 de outubro.

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11