sicnot

Perfil

Economia

Banco de Inglaterra baixa taxa diretora para mínimo histórico

© Neil Hall / Reuters

​O Banco de Inglaterra desceu a taxa de juro diretora de 0,5% para 0,25%, considerado um mínimo histórico, segundo o que foi anunciado.

Esta redução da taxa diretora - a primeira desde março de 2009 - coincide com as expetativas de analistas citados pela agência EFE que, na quarta-feira, esperavam que o Banco de Inglaterra descesse estes juros dos atuais 0,50% para o mínimo de sempre de 0,25% para responder à vitória do Brexit no referendo de 23 de junho sobre a permanência ou não do Reino Unido na União Europeia (UE).

Esta redução da taxa de juro para o nível mais baixo da história de 322 anos do banco central do Reino Unido é a primeira desde março de 2009, quando a instituição a baixou para o valor atual de 0,50% e lançou o programa de compra de dívida (Quantitative Easing, QE) para estimular a concessão de crédito durante a crise financeira global.

O Banco de Inglaterra reuniu-se hoje para debater a política monetária.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47