sicnot

Perfil

Economia

Grupo chinês fecha compra de 23,7% de empresa do dono da TAP

© China Stringer Network / Reuters

O grupo chinês Hainan Airlines completou hoje a compra de uma participação de 23,7% na Azul Linhas Aéreas Brasileiras, empresa de David Neeleman, empresário que, com o português Humberto Pedrosa, ganhou a privatização da TAP.

O negócio, que ficou concluído por 450 milhões de dólares (403 milhões de euros), torna a Hainan no maior acionista da Azul, segundo o comunicado difundido pela empresa chinesa.

"Consideramos a Azul um parceiro forte e a longo prazo para a HNA expandir-se e investir na América Latina", afirmou Adam Tan, chefe executivo da Hainan Airlines, na mesma nota.

Em julho passado, a maior companhia aérea privada chinesa desembolsou 30 milhões de euros na compra de 25% de obrigações convertíveis da TAP.

No mesmo mês anunciou a aquisição, por 1,5 mil milhões de dólares (1,35 mil milhões de euros), da Gategroup Holding AG, a segunda maior empresa do mundo de 'catering' especializado para o setor da aviação.

A Hainan Airlines vai cooperar com a Azul em áreas como partilha de códigos de voos, abertura de novas rotas, marketing e tarifas de transporte, refere o comunicado.

O consórcio chinês, com sede na ilha de Hainan, no extremo sul da China, opera nos setores de aviação, indústria, turismo, logística e financeiro.

Pequim tem encorajado as empresas do país a investir além-fronteiras, como forma de assegurar matérias-primas e fontes confiáveis de retornos, face aos sinais de abrandamento na economia doméstica.

Esta semana, o grupo Fosun, que em Portugal já investiu quase 1.500 milhões de euros, detendo a seguradora Fidelidade, o grupo Luz Saúde e uma participação de 5,3% na REN, anunciou a aquisição da empresa brasileira gestora de investimentos Rio Bravo.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.