sicnot

Perfil

Economia

Grupo chinês fecha compra de 23,7% de empresa do dono da TAP

© China Stringer Network / Reuters

O grupo chinês Hainan Airlines completou hoje a compra de uma participação de 23,7% na Azul Linhas Aéreas Brasileiras, empresa de David Neeleman, empresário que, com o português Humberto Pedrosa, ganhou a privatização da TAP.

O negócio, que ficou concluído por 450 milhões de dólares (403 milhões de euros), torna a Hainan no maior acionista da Azul, segundo o comunicado difundido pela empresa chinesa.

"Consideramos a Azul um parceiro forte e a longo prazo para a HNA expandir-se e investir na América Latina", afirmou Adam Tan, chefe executivo da Hainan Airlines, na mesma nota.

Em julho passado, a maior companhia aérea privada chinesa desembolsou 30 milhões de euros na compra de 25% de obrigações convertíveis da TAP.

No mesmo mês anunciou a aquisição, por 1,5 mil milhões de dólares (1,35 mil milhões de euros), da Gategroup Holding AG, a segunda maior empresa do mundo de 'catering' especializado para o setor da aviação.

A Hainan Airlines vai cooperar com a Azul em áreas como partilha de códigos de voos, abertura de novas rotas, marketing e tarifas de transporte, refere o comunicado.

O consórcio chinês, com sede na ilha de Hainan, no extremo sul da China, opera nos setores de aviação, indústria, turismo, logística e financeiro.

Pequim tem encorajado as empresas do país a investir além-fronteiras, como forma de assegurar matérias-primas e fontes confiáveis de retornos, face aos sinais de abrandamento na economia doméstica.

Esta semana, o grupo Fosun, que em Portugal já investiu quase 1.500 milhões de euros, detendo a seguradora Fidelidade, o grupo Luz Saúde e uma participação de 5,3% na REN, anunciou a aquisição da empresa brasileira gestora de investimentos Rio Bravo.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.