sicnot

Perfil

Economia

Imóveis com casas para alugar a turistas vão ter quota para habitação

© Rafael Marchante / Reuters

O Governo prepara-se para alterar as regras no que toca ao mercado do alojamento local. As pessoas que costumam alugar casas ou apartamentos a turistas vão ter de guardar uma parte do prédio ou do imóvel para arrendar para habitação.

A mudança vai obrigar os proprietários, com mais de um determinado número de apartamentos para turistas, a reservar uma percentagem para arrendamento habitacional.

A equipa que está a preparar a medida, composta por elementos do PS e do Bloco de Esquerda, considera que a oferta excessiva de alojamento para turistas reduz, por vezes, a oferta para arrendar de quem quer viver na cidade.

Em Lisboa e no Porto, por exemplo, dizem que há investidores a comprarem prédios inteiros para os arrendar a turistas.

O grupo de trabalho quer ainda avançar com outras medidas: o aumento do custo do condomínio para quem tem apartamentos arrendados a turistas e a criação de uma taxa especial paga por estes proprietários.

  • O que mudou no IMI
    0:58

    Economia

    Entraram esta terça-feira em vigor as novas regras do IMI. Se ainda não conhece as novas fórmulas de cálculo saiba que se quer ou se tem uma casa com uma boa vista vai pagar mais.

  • Novos critérios no cálculo do IMI
    1:24

    Economia

    Os novos critérios para o cálculo do IMI levarão a novos valores a pagar: há mais aumentos do que descidas do imposto. A qualidade ambiental, onde entra a poluição e o barulho, e questões relacionadas com a acessibilidade são alguns dos fatores que podem fazer com que pague menos.

  • Vive perto de um cemitério? Então pode pagar menos IMI
    2:25

    Economia

    As alterações ao cálculo do IMI estão a causar vários sentimentos: estranheza, indignação e, sobretudo, perplexidade. As novas regras já entraram em vigor e dizem uma coisa muito simples: as casas que tenham uma boa exposição solar e uma vista agradável vão pagar mais imposto. Já quem morar em frente a um cemitério ou a uma ETAR, pode pedir uma reavaliação do imóvel para pagar menos de IMI.

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    País

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.