sicnot

Perfil

Economia

Trabalhadores do INEM iniciam greve às horas extraordinárias

(SIC/ Arquivo)

Os trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica iniciam hoje uma greve aos turnos extraordinários, cujo impacto na redução ou fecho de meios INEM já se verifica desde julho, segundo o sindicato dos trabalhadores da função pública do Norte.

Em causa está o recurso às horas extras "para esconder a falta de profissionais", afirma o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN), que acusa o INEM e Ministério da Saúde de porem em causa a emergência médica.

O sindicato assegura que "ao contrário do que o INEM e a tutela assumiram publicamente", a greve ao trabalho extraordinário que hoje se inicia já está a ter "um grande impacto na redução ou fecho de meios INEM" desde julho.

"Sobretudo na zona norte, Porto e Braga, e na zona centro, estão a ser programadas diminuições significativas dos níveis de serviço que terão necessariamente impacto na missão de emergência médica", afirma, lembrando que "esta greve ocorre num contexto em que o INEM tem visto os seus meios serem diminuídos ao longo dos anos, fruto de uma política de desinvestimento no setor".

Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.