sicnot

Perfil

Economia

Buscas na Amazon no Japão por suspeita de práticas anticoncorrenciais

Michel spingler

​As autoridades japonesas fizeram uma busca na sede da Amazon no Japão devido a suspeitas de que a empresa norte-americana de comércio eletrónico terá violado regras anticoncorrenciais, noticiou o diário Nikkei.

A operação foi ordenada pela entidade responsável pela concorrência nipónica (Fair Trade Comission), depois de uma investigação feita por esta autoridade estatal que aponta que a Amazon terá pressionado os retalhistas a oferecer produtos em condições mais favoráveis do que os sites rivais, adianta o diário.

De acordo com a Efe, suspeita-se de que a Amazon do Japão terá obrigado os seus retalhistas a fixar preços mais baixos no seu portal do que em outras plataformas de comércio eletrónico concorrentes, segundo fontes ligadas ao processo.

Até ao momento, a subsidiária japonesa não fez qualquer comentário.

A Amazon, líder do setor do comércio eletrónico naquele mercado asiático, já tinha sido investigada por práticas anticoncorrenciais em França, Alemanha, Reino Unido e pela Comissão europeia.

Lusa

  • Polícia procura condutor da carrinha e outros dois suspeitos
    1:08
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38