sicnot

Perfil

Economia

Fundo de Estabilização da Segurança Social com 14.099,8 M€ no final de 2015

O valor em carteira do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) era de cerca de 14.100 milhões de euros no final de 2015, segundo um relatório do Tribunal de Contas divulgado esta segunda-feira.

Este montante equivalia a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 e a 123,3% do valor gasto com pensões do Sistema Previdencial no ano passado, refere o relatório sobre o acompanhamento da execução do Orçamento da Segurança Social, de janeiro a dezembro de 2015.

De acordo com o relatório da instituição liderada por Carlos Alberto Morais Antunes, este resultado traduz um acréscimo de 4,4% face ao final de 2014, ou seja, mais 595,9 milhões de euros, "ainda assim aquém da valorização recorde apresentada no final do primeiro trimestre, uma vez que a recuperação de valor ocorrida nos dois últimos trimestres não permitiu compensar totalmente a redução ocorrida no final do segundo trimestre".

Em dezembro de 2015, o valor em carteira do FEFSS era 14.099,8 milhões de euros.

Do total do valor em carteira em 31 de dezembro de 2015, o FEFSS detinha 9.436,8 milhões de euros em dívida pública nacional e 1.063,3 milhões de euros em dívida pública estrangeira.

O FEFFS detinha igualmente, nesta data, 1.261,6 milhões de euros em ações, 169,6 milhões de euros em imobiliário, 3,7 milhões euros de reserva estratégica, 2.162, milhões de euros em liquidez e 2,7 milhões de euros em provisões e impostos a receber.

O FEFSS foi criado em 1989 para prosseguir a estabilização estrutural do regime financeiro do sistema de Segurança Social, face à evolução das condições económicas, sociais e demográficas do país.

Lusa

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.