sicnot

Perfil

Economia

Fundo de Estabilização da Segurança Social com 14.099,8 M€ no final de 2015

O valor em carteira do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) era de cerca de 14.100 milhões de euros no final de 2015, segundo um relatório do Tribunal de Contas divulgado esta segunda-feira.

Este montante equivalia a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 e a 123,3% do valor gasto com pensões do Sistema Previdencial no ano passado, refere o relatório sobre o acompanhamento da execução do Orçamento da Segurança Social, de janeiro a dezembro de 2015.

De acordo com o relatório da instituição liderada por Carlos Alberto Morais Antunes, este resultado traduz um acréscimo de 4,4% face ao final de 2014, ou seja, mais 595,9 milhões de euros, "ainda assim aquém da valorização recorde apresentada no final do primeiro trimestre, uma vez que a recuperação de valor ocorrida nos dois últimos trimestres não permitiu compensar totalmente a redução ocorrida no final do segundo trimestre".

Em dezembro de 2015, o valor em carteira do FEFSS era 14.099,8 milhões de euros.

Do total do valor em carteira em 31 de dezembro de 2015, o FEFSS detinha 9.436,8 milhões de euros em dívida pública nacional e 1.063,3 milhões de euros em dívida pública estrangeira.

O FEFFS detinha igualmente, nesta data, 1.261,6 milhões de euros em ações, 169,6 milhões de euros em imobiliário, 3,7 milhões euros de reserva estratégica, 2.162, milhões de euros em liquidez e 2,7 milhões de euros em provisões e impostos a receber.

O FEFSS foi criado em 1989 para prosseguir a estabilização estrutural do regime financeiro do sistema de Segurança Social, face à evolução das condições económicas, sociais e demográficas do país.

Lusa

  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.