sicnot

Perfil

Economia

Fundo de Estabilização da Segurança Social com 14.099,8 M€ no final de 2015

O valor em carteira do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) era de cerca de 14.100 milhões de euros no final de 2015, segundo um relatório do Tribunal de Contas divulgado esta segunda-feira.

Este montante equivalia a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 e a 123,3% do valor gasto com pensões do Sistema Previdencial no ano passado, refere o relatório sobre o acompanhamento da execução do Orçamento da Segurança Social, de janeiro a dezembro de 2015.

De acordo com o relatório da instituição liderada por Carlos Alberto Morais Antunes, este resultado traduz um acréscimo de 4,4% face ao final de 2014, ou seja, mais 595,9 milhões de euros, "ainda assim aquém da valorização recorde apresentada no final do primeiro trimestre, uma vez que a recuperação de valor ocorrida nos dois últimos trimestres não permitiu compensar totalmente a redução ocorrida no final do segundo trimestre".

Em dezembro de 2015, o valor em carteira do FEFSS era 14.099,8 milhões de euros.

Do total do valor em carteira em 31 de dezembro de 2015, o FEFSS detinha 9.436,8 milhões de euros em dívida pública nacional e 1.063,3 milhões de euros em dívida pública estrangeira.

O FEFFS detinha igualmente, nesta data, 1.261,6 milhões de euros em ações, 169,6 milhões de euros em imobiliário, 3,7 milhões euros de reserva estratégica, 2.162, milhões de euros em liquidez e 2,7 milhões de euros em provisões e impostos a receber.

O FEFSS foi criado em 1989 para prosseguir a estabilização estrutural do regime financeiro do sistema de Segurança Social, face à evolução das condições económicas, sociais e demográficas do país.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10