sicnot

Perfil

Economia

Exportações de vestuário cresceram 6,8% no primeiro semestre

Apesar do comércio fora da União Europeia ter diminuído, as vendas de vestuário de Portugal dentro da UE aumentaram mais de 7%.

Reuters

As exportações de vestuário português aumentaram 6,8% nos primeiros seis meses de 2016, ultrapassando os 1,5 mil milhões de euros, segundo divulgou hoje a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC).

O aumento de quase 100 milhões de euros nas vendas internacionais face ao período homólogo de 2015 resultou de um crescimento de 7,7% nos envios para os países comunitários, já que o comércio extra-UE diminuiu 3,2%.

A tendência foi positiva na quase totalidade dos 10 principais mercados do vestuário nacional, com destaque para Espanha (13,7%), Suécia (26%), Bélgica (10%) Itália (13,1%), Áustria (6,7%) e Países Baixos (5,7%).

Apenas a França apresentou um decréscimo de 1,4%.

Fora da União Europeia, salienta-se o aumento das compras por parte dos Estados Unidos (6,9%), bem como o crescimento de 107% das exportações para a Arábia Saudita e de 67% para a República Checa.

Lusa

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26