sicnot

Perfil

Economia

Exportações de vestuário cresceram 6,8% no primeiro semestre

Apesar do comércio fora da União Europeia ter diminuído, as vendas de vestuário de Portugal dentro da UE aumentaram mais de 7%.

Reuters

As exportações de vestuário português aumentaram 6,8% nos primeiros seis meses de 2016, ultrapassando os 1,5 mil milhões de euros, segundo divulgou hoje a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC).

O aumento de quase 100 milhões de euros nas vendas internacionais face ao período homólogo de 2015 resultou de um crescimento de 7,7% nos envios para os países comunitários, já que o comércio extra-UE diminuiu 3,2%.

A tendência foi positiva na quase totalidade dos 10 principais mercados do vestuário nacional, com destaque para Espanha (13,7%), Suécia (26%), Bélgica (10%) Itália (13,1%), Áustria (6,7%) e Países Baixos (5,7%).

Apenas a França apresentou um decréscimo de 1,4%.

Fora da União Europeia, salienta-se o aumento das compras por parte dos Estados Unidos (6,9%), bem como o crescimento de 107% das exportações para a Arábia Saudita e de 67% para a República Checa.

Lusa

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.