sicnot

Perfil

Economia

Quatro das cinco empresas apoiadas pelo fundo de revitalização faliram

Das cinco empresas apoiadas pelo fundo de revitalização desde 2008, quatro faliram. Há oito anos, o Governo, pelo Instituto de Apoio às Médias e Pequenas Empresas, dispensou 10 milhões e 600 mil euros a cinco empresas de construção e de têxteis.

Apesar do apoio, só uma das empresas conseguiu manter-se em atividade, sendo que as outras quatro acabaram por entrar em insolvência e deixar 2100 pessoas no desemprego.


Os números foram divulgados pelo Ministério da Economia em resposta ao PCP. No documento, a tutela culpa a queda da procura, a concorrência e as insuficiências de gestão pelo fracasso das injeções públicas de capital.

  • Salários em atrasos na Soares da Costa desde fevereiro
    1:34

    Economia

    A Soares da Costa vai arrancar me breve com várias obras, no valor de 80 milhões de euros e, para as quais precisa de 430 trabalhadores. Deste modo, não pode avançar com o despedimento coletivo, anunciado pela empresa em abril. Quem o diz é o Sindicato da Construção Civil, que lembra que a construtora não paga salários desde fevereiro. Dezenas de funcionários suspenderam ou rescindiram contrato desde maio devido aos atrasos salariais.

  • Encontradas 120 botijas de gás para "um ou vários atentados"
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.