sicnot

Perfil

Economia

Quatro das cinco empresas apoiadas pelo fundo de revitalização faliram

Das cinco empresas apoiadas pelo fundo de revitalização desde 2008, quatro faliram. Há oito anos, o Governo, pelo Instituto de Apoio às Médias e Pequenas Empresas, dispensou 10 milhões e 600 mil euros a cinco empresas de construção e de têxteis.

Apesar do apoio, só uma das empresas conseguiu manter-se em atividade, sendo que as outras quatro acabaram por entrar em insolvência e deixar 2100 pessoas no desemprego.


Os números foram divulgados pelo Ministério da Economia em resposta ao PCP. No documento, a tutela culpa a queda da procura, a concorrência e as insuficiências de gestão pelo fracasso das injeções públicas de capital.

  • Salários em atrasos na Soares da Costa desde fevereiro
    1:34

    Economia

    A Soares da Costa vai arrancar me breve com várias obras, no valor de 80 milhões de euros e, para as quais precisa de 430 trabalhadores. Deste modo, não pode avançar com o despedimento coletivo, anunciado pela empresa em abril. Quem o diz é o Sindicato da Construção Civil, que lembra que a construtora não paga salários desde fevereiro. Dezenas de funcionários suspenderam ou rescindiram contrato desde maio devido aos atrasos salariais.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras