sicnot

Perfil

Economia

Alemanha aceita plano da Volkswagen para reparar modelos Polo e Seat Ibiza

O grupo Volkswagen anunciou este domingo que o Departamento Federal de Veículos a Motor alemão (KBA) autorizou a solução técnica para resolver o problema da manipulação das emissões dos modelos Polo e Seat Ibiza de 1,2 litros a diesel.

"A empresa alemã, o maior fabricante de veículos da Europa, vai analisar cerca de 460.000 veículos na Alemanha que estão equipados com um dispositivo que permite manipular as emissões poluentes, para que estes sejam reparados e cumpram todos os requisitos legais", refere em comunicado.

A reparação dos modelos e marcas que tinham instalado o dispositivo tecnológico que permitia manipular as emissões, e que totalizam 9,5 milhões em todo o mundo, deveria ter-se iniciado a 30 de maio.

Como não foi possível pôr em marcha o processo de reparação dos veículos, esta situação levou a que surgissem dúvidas sobre a intensão do fabricante automóvel de reparar todos os veículos afetados na Alemanha em 2016.

A Volkswagen tem levado tempo para resolver a crise que foi conhecida em setembro de 2015, quando as autoridades ambientais dos Estados Unidos denunciaram que muitos veículos do grupo, movidos a diesel, tinham um dispositivo tecnológico que manipulava as emissões de gases poluentes.

Lusa

  • Manchester canta "Don't Look Back in Anger" dos Oasis
    1:11

    Ataque em Manchester

    O Reino Unido cumpriu esta manhã, às 11:00, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque de segunda-feira em Manchester. Nesta cidade britânica, uma mulher começou a cantar a canção dos Oasis "Don't Look Back in Anger" e a multidão logo se juntou, num momento tocante.

  • Mesquita é demasiado pequena para a quantidade de fiéis que há em Lisboa
    1:16
  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00