sicnot

Perfil

Economia

Governo estima défice de 2,5% mesmo que economia cresça menos que previsto

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O Governo estima que a nova meta de défice definida pela Comissão Europeia não vai ficar comprometida pelo facto de a economia crescer apenas metade do previsto no Orçamento de Estado.

De acordo com o Jornal Negócios, o Ministério das Finanças estima agora um défice de 2,5%, tendo por base um crescimento de apenas 0,8% em vez dos 1,8% que tinham sido previstos no orçamento.

Na sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística divulgou que o PIB cresceu 0,8%, na primeira metade do ano, face ao mesmo período de 2015. Em comunicado, o Governo admitiu que a economia está a levar mais tempo a acelerar o ritmo de crescimento, mas garantiu que a meta do défice vai ser cumprida.

  • Liga investiga incidentes em Guimarães
    1:22

    Desporto

    Pelo menos seis pessoas ficaram feridas ontem à noite na sequência de confrontos, antes do jogo entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga. Mais de 50 adeptos bracarenses foram identificados pela PSP. A Liga de Clubes vai instaurar um processo de averiguações.

  • Associação ambiental alerta para limpezas de terrenos sem critério
    2:07

    País

    A menos de um mês do fim do prazo fixado para a limpeza dos terrenos, persistem dúvidas, resistências e exemplos de terrenos que são limpos sem critério. O resultado poderá ser o crescimento rápido de vegetação antes do verão. O aviso é deixado por uma associação que está a plantar árvores, em Arouca.