sicnot

Perfil

Economia

Governo estima défice de 2,5% mesmo que economia cresça menos que previsto

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O Governo estima que a nova meta de défice definida pela Comissão Europeia não vai ficar comprometida pelo facto de a economia crescer apenas metade do previsto no Orçamento de Estado.

De acordo com o Jornal Negócios, o Ministério das Finanças estima agora um défice de 2,5%, tendo por base um crescimento de apenas 0,8% em vez dos 1,8% que tinham sido previstos no orçamento.

Na sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística divulgou que o PIB cresceu 0,8%, na primeira metade do ano, face ao mesmo período de 2015. Em comunicado, o Governo admitiu que a economia está a levar mais tempo a acelerar o ritmo de crescimento, mas garantiu que a meta do défice vai ser cumprida.

  • "O Governo elegeu o PSD e o CDS-PP como uma espécie de forças do mal"
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que seja quem for o próximo líder do PSD, dificilmente o radicalismo do Governo vai permitir que exista diálogo. Depois de António Costa ter dito que a relação com o PSD vai melhorar com a futura liderança, Passos diz que foi o Governo que encarou sempre a oposição como uma força do mal.

  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34

    Mundo

    Aconteceu numa estação de comboios em Melbourne, na Austrália, esta terça-feira. Uma mulher que tentava subir à plataforma foi salva por três agentes da polícia no momento em que chegava um comboio. As imagens de videovigilância foram agora divulgadas.