sicnot

Perfil

Economia

Governo estima défice de 2,5% mesmo que economia cresça menos que previsto

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O Governo estima que a nova meta de défice definida pela Comissão Europeia não vai ficar comprometida pelo facto de a economia crescer apenas metade do previsto no Orçamento de Estado.

De acordo com o Jornal Negócios, o Ministério das Finanças estima agora um défice de 2,5%, tendo por base um crescimento de apenas 0,8% em vez dos 1,8% que tinham sido previstos no orçamento.

Na sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística divulgou que o PIB cresceu 0,8%, na primeira metade do ano, face ao mesmo período de 2015. Em comunicado, o Governo admitiu que a economia está a levar mais tempo a acelerar o ritmo de crescimento, mas garantiu que a meta do défice vai ser cumprida.

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.