sicnot

Perfil

Economia

Turismo do Algarve espera para 2016 o melhor ano de sempre

Os hotéis do Algarve registaram 7,4 milhões de dormidas nos primeiros seis meses do ano, mais 13,3% face ao mesmo período de 2015, levando o Turismo do Algarve a acreditar que 2016 será o melhor ano de sempre.

Entre janeiro e junho deste ano houve mais 870 mil novas dormidas na região, com o mercado interno a liderar a lista - os portugueses representaram 1,3 milhões de dormidas -, o que significa um aumento de 4% face ao período homólogo.

Segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro semestre do ano, o crescimento dos hóspedes fixou-se em 10,8% para 8,5 milhões e o das dormidas em 11,2% para cerca de 23 milhões.

Citado em comunicado, o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, refere que "todos os indicadores mostram que 2016 será o ano mais forte do turismo algarvio".

Só em junho, os proveitos totais no Algarve cresceram 19,8% face ao mesmo mês de 2015 e, no conjunto dos primeiros seis meses do ano, o Aeroporto de Faro processou 3,1 milhões de passageiros, um aumento de 18,6% relativamente a mesmo período do ano anterior.

O Reino Unido, a Alemanha, Irlanda, Holanda e França foram os principais mercados emissores e as companhias aéreas de baixo custo Ryanair, Easyjet, Monarch, Transavia e Jet2.com foram aquelas que registaram o maior número de passageiros.

As previsões para o resto do verão, e para o outono, são muito positivas, pois o setor hoteleiro algarvio já apresenta um elevado número de reservas de setembro a novembro, estimou Desidério Silva.

"Registou-se um crescimento importante nos meses que antecipam o verão, uma época normalmente mais difícil em termos de ocupação para o Algarve", explicou aquele responsável, sublinhando que o verão "está a correr muito bem" e que é expectável que os meses de setembro, outubro e novembro registem uma taxa de ocupação mais elevada do que no ano transato.

Segundo aquele responsável, os dados demonstram que está a caminhar-se para um Algarve "de todo o ano", com procura não apenas no verão, uma vez que tem havido um aumento significativo da procura em meses de época baixa.

Lusa

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43

    Daesh

    Há suspeitas de que o Daesh tenha criado uma vala comum com cerca de seis mil corpos a sul de Mossul, no Iraque. A área em redor estará minada. A revelação é de uma equipa de reportagem da televisão britânica Sky News.

  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.