sicnot

Perfil

Economia

TAP propõe aumento salarial de 0,9%

Os trabalhadores de terra da TAP terão este ano um aumento salarial de 0,9%, se aceitarem a proposta ultimada esta sexta-feira pela empresa, depois de cinco anos de congelamento salarial.

Fonte da empresa disse à agência Lusa que foi alcançado um acordo de princípio entre a administração da empresa e os nove sindicatos representantes do pessoal de terra, que terá ainda de ser ratificado pelos respetivos associados.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil (SITAVA) Paulo Duarte não tem a mesma perspetiva, pois considerou que existe apenas uma proposta da empresa que tem que ser avaliada.

"Estivemos reunidos com a administração da empresa, mas nada está fechado, pelo menos da parte do Sitava. A TAP apresentou uma proposta, sobre a qual os sindicatos terão que refletir", afirmou à Lusa o sindicalista.

A proposta da TAP prevê um aumento salarial de 0,9%, com retroativos a janeiro deste ano, para os cerca de 3400 trabalhadores de terra da companhia.

A TAP propôs ainda uma atualização do subsídio de alimentação, dos atuais 4,68 euros para 6,10 euros, para vigorar em 2017.

O pessoal de voo não é abrangido pela atualização salarial, porque já tinha chegado anteriormente a acordo com a empresa, disse fonte da TAP.

Luciana Passo, presidente do Sindicato nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), disse à agência Lusa que o aumento salarial foi negado ao pessoal de voo, que apenas acordou com a empresa o pagamento faseado dos retroativos das anuidades, descongeladas este ano.

As anuidades, que os trabalhadores TAP adquirem em função da antiguidade, estavam congeladas desde 2012, por força das regras de contenção salarial impostas pelos sucessivos Orçamentos do Estado, mas voltaram a ser pagas a partir de janeiro, dado que entretanto a empresa foi privatizada.

Para o pessoal de voo, as anuidades correspondem a uma percentagem do salário, enquanto para o pessoal de terra correspondem a um montante fixo, cerca de 15 euros.

O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), David Paes, confirmou à Lusa que todos estão já a receber as anuidades e explicou que, no conjunto dos trabalhadores da TAP existem agendas diferentes de negociação.

"Os pilotos consideraram que existiam outras questões para resolver, e que têm vindo a sê-lo, antes da discussão dos aumentos salarias. Este tema não deixará de ser tratado por nós quando for oportuno para ambas as partes", disse.

O SPAC também negociou um regime de reposição gradual das anuidades que foram perdidas.

O último aumento salarial dos trabalhadores da TAP ocorreu em 2010 e foi de 1,8%.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29