sicnot

Perfil

Economia

CGTP diz que redução de desempregados inscritos se deve a emprego sazonal

A CGTP considerou esta segunda-feira que o decréscimo verificado no número de desempregados inscritos nos centros de emprego se deve ao aumento sazonal do emprego no setor do turismo e defendeu a necessidade de serem criados empregos estáveis e duradouros.

"Registamos a redução do número de desempregados inscritos, mas consideramos que isso se deve ao fator sazonalidade. Há sempre mais empregos, relacionados com o turismo, no período de verão, mas isso não responde às necessidades do país, que precisa de mais emprego estável, seguro e duradouro", afirmou o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, à agência Lusa.

Segundo as estatísticas mensais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 6,6% em julho para 497.663, abaixo dos 500.000 pela primeira vez desde julho de 2009.

Em julho de 2009 estavam inscritas nos centros de emprego 496.683 pessoas.

Em relação a junho deste ano, o número total de desempregados registados em julho diminuiu 2,7%, o que corresponde a menos 13.979 pessoas.

A nível regional, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, mas a redução mais elevada verificou-se na região do Algarve (-19,2%).

Lusa

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.