sicnot

Perfil

Economia

Nova lei dos combustíveis para transporte de mercadorias entra em vigor 3ª feira

A lei de reembolso de impostos sobre combustíveis, para as empresas de transportes de mercadorias, entra em vigor na terça-feira.

As novas regras foram publicadas esta segunda-feira em Diário da República e pretendem tornar o abastecimento de combustível em Portugal mais competitivo.

O Governo diz que pretende combater a deslocalização de empresas de transporte para fora do país e melhorar também a competitividade das exportações nacionais. Os profissionais do setor há muito que reclamavam a criação de um regime de "gasóleo profissional".

O reembolso parcial do imposto aplica-se a viaturas com um peso total em carga superior a 7 toneladas e meia e com um abastecimento anual máximo entre os 25 mil e os 40 mil litros.

Contudo, com o esquema de reembolsos, a lei que entra em vigor esta terça-feira só vai ter efeitos práticos a partir de 1 de Janeiro de 2017.

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.