sicnot

Perfil

Economia

Sitava lamenta "fraco resultado" na negociação salarial na TAP

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) lamentou esta segunda-feira o "fraco resultado" da negociação salarial na TAP, que prevê um aumento de 0,9% para os trabalhadores de terra da companhia, com retroativos a janeiro deste ano.

Em comunicado, o Sitava lamentou "o fraco resultado desta negociação que se deveu menos à intransigência da TAP e bem mais ao trabalho de alguns que não hesitaram em semear o divisionismo, colocando-se assim, objetivamente, do lado da empresa e acabando num ridículo foguetório na comunicação social por tão pífia vitória".

A proposta da TAP prevê um aumento salarial de 0,9%, com retroativos a janeiro deste ano, para os cerca de 3.400 trabalhadores de terra da companhia.

Em declarações à Lusa, o dirigente do Sitava Paulo Duarte explicou que o sindicato não desiste da reposição das anuidades, alertando que não aceita trocar "esse direito por um aumento do subsídio de refeição".

"Mantemos a convicção que a devolução integral das anuidades é um direito que nos assiste e do qual não abdicamos", declarou.

A TAP propôs ainda uma atualização do subsídio de alimentação, dos atuais 4,68 euros para 6,10 euros, para vigorar em 2017.

O pessoal de voo não é abrangido pela atualização salarial, porque já tinha chegado anteriormente a acordo com a empresa, disse fonte da TAP.

Lusa

  • TAP propõe aumento salarial de 0,9%

    Economia

    Os trabalhadores de terra da TAP terão este ano um aumento salarial de 0,9%, se aceitarem a proposta ultimada esta sexta-feira pela empresa, depois de cinco anos de congelamento salarial.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..