Autoeuropa de Palmela vai laborar com um turno diário a partir de 2.ª feira
23.08.2016 18h15
A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, vai reduzir a sua laboração a partir de segunda-feira para apenas um turno diário e passar a produzir 353 carros por dia, disse esta terça-feira fonte oficial da empresa.
"A partir de segunda-feira (dia 29 de agosto) vamos arrancar (apenas) com um turno diário na fábrica da Volkswagen Autoeuropa e produzir 353 carros por dia", afirmou à agência Lusa a mesma fonte.
No final de maio, em comunicado, a Autoeuropa referia que o volume de encomendas previsto desde o início do ano representava "uma redução de 19% face ao ano anterior, concentrada no segundo semestre".
Na mesma nota, a empresa dizia que a Comissão de Trabalhadores (CT) e a administração da Volkswagen Autoeuropa tinham concordado em reduzir a laboração da fábrica de Palmela para apenas um turno diário, a partir de setembro, e que o acordo com os trabalhadores tinha sido alcançado a 24 de maio.
"O modelo encontrado prevê a redução do volume diário e a respetiva produção num único turno a partir de setembro, sem dias de paragem coletiva adicionais. Possibilita também a gestão individual do tempo de trabalho e a continuação dos programas de qualificação e de mobilidade internacional em outras fábricas do grupo Volkswagen", salientava.
A administração da Autoeuropa afirmava-se confiante de que esta solução "permitirá a manutenção do emprego e do rendimento dos colaboradores, sem colocar em causa a produtividade da unidade de Palmela".
A CT da Autoeuropa, que deu parecer favorável à proposta da administração, considerou que o novo acordo salvaguarda os interesses dos trabalhadores.
"Está salvaguardada a situação de alguns casais que tinham horários diferentes por razões familiares. Os trabalhadores que recebiam subsídio de turno também não perdem rendimento, uma vez que serão compensados com o trabalho extraordinário que será necessário fazer para dar resposta às encomendas feitas à fábrica de Palmela", disse na ocasião o coordenador da CT da Autoeuropa, António Chora.
"Acreditamos que a redução para um turno é uma situação transitória e que o futuro está ao nosso alcance. Queremos também mostrar à casa-mãe que sabemos adaptar-nos às circunstâncias", acrescentou o representante dos trabalhadores da Autoeuropa.
Segundo António Chora, apesar da redução para apenas um turno a partir de setembro, tudo indica que, num futuro próximo, com a produção de um novo modelo, a fábrica de Palmela "vai deixar de ser uma fábrica de nicho para produzir produtos de grande consumo".
A administração da Autoeuropa, que também considera a situação atual como um momento de transição para o crescimento a partir do segundo semestre de 2017, disse estar em contacto com os seus fornecedores, para tentar "minimizar o impacto desta alteração no seu funcionamento".
Lusa
Relacionados
-
Autoeuropa vai ter apenas um turno de produção a partir de setembro
A Comissão de Trabalhadores (CT) e a administração da Volkswagen Autoeuropa concordaram em reduzir a laboração da fábrica de Palmela para apenas um turno diário, a partir de setembro, anunciou hoje a empresa.
Na Homepage
-
-
Parlamento chumba todas as recomendações sobre Programa de Estabilidade
26.04.2018 às 17h42
- 2:35
Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.
26.04.2018 às 13h07
- 2:26
Conselho de Procriação Medicamente Assistida faz duras críticas ao veto do Tribunal Constitucional
O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida diz que a decisão do Tribunal Constitucional sobre as barrigas de aluguer prejudica famílias e vai afastar os dadores. Já os juízes argumentam que é preciso esclarecer normas fundamentais.
26.04.2018 às 15h08
-
Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros
Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.
26.04.2018 às 15h42
-
Dois pescadores assistidos na praia de Cortegaça depois de barco ter virado
26.04.2018 às 15h45
-
- 1:40
"Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.
26.04.2018 às 13h37
- 1:28
Governo oferece férias aos portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos
O Governo lançou esta quinta-feira um programa de turismo sénior destinado a portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos que se podem candidatar a férias em época baixa no interior do país, com foco nas zonas afetadas pelos incêndios.
26.04.2018 às 13h24
- 0:52
-
Pai do bebé Alfie quer levar filho para casa
O pai do bebé britânico Alfie Evans, que tem uma doença neurológica degenerativa, disse esta quinta-feira que planeia encontrar-se com médicos para discutir a possibilidade de levar o filho do hospital para casa.
26.04.2018 às 17h06
-
-
Trump evocou "três ou quatro datas" possíveis para encontro com Kim Jong-un
26.04.2018 às 15h12
-
BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas e manter o programa de compra de ativos a um ritmo de 30 mil milhões de euros mensais até finais de setembro.
26.04.2018 às 13h26
-
Deputados britânicos acusam Facebook de ameaçar jornal The Guardian
Deputados do Parlamento britânico acusaram esta quinta-feira a rede social Facebook de ter "assediado e ameaçado" o jornal The Guardian, que publicou o escândalo do acesso indevido da empresa Cambridge Analytica a dados de 87 milhões de utilizadores desta plataforma.
26.04.2018 às 15h11
-
-
Operação contra pornografia infantil e pedofilia em sete Estados brasileiros
26.04.2018 às 16h28
-