sicnot

Perfil

Economia

Encomendas na construção aumentam 20,7% no segundo trimestre

O índice de novas encomendas na construção aumentou 20,7% no segundo trimestre em relação ao mesmo período em 2015, desacelerando face ao trimestre anterior, no qual o crescimento homólogo superou os 30%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o índice de novas encomendas na construção, divulgado esta terça-feira, este crescimento menos intenso no segundo trimestre foi determinado pela evolução do índice do segmento de obras de engenharia, que apresentou uma taxa de variação de 14,6%, quando nos primeiros três meses do ano atingiu os 49,3%.

Em contrapartida, o índice relativo ao segmento de construção de edifícios passou de uma variação homóloga de 17,2% no primeiro trimestre para 26,2% no trimestre seguinte (abril a junho).

Na informação à comunicação social, o INE alerta que o destaque publicado apresenta uma nova série do índice de novas encomendas na construção, com valores retrospetivos desde janeiro de 2010, em que principal alteração introduzida é atualização da estrutura de ponderadores, resultando os novos ponderadores da informação das Contas Nacionais Anuais.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.