sicnot

Perfil

Economia

Encomendas na construção aumentam 20,7% no segundo trimestre

O índice de novas encomendas na construção aumentou 20,7% no segundo trimestre em relação ao mesmo período em 2015, desacelerando face ao trimestre anterior, no qual o crescimento homólogo superou os 30%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o índice de novas encomendas na construção, divulgado esta terça-feira, este crescimento menos intenso no segundo trimestre foi determinado pela evolução do índice do segmento de obras de engenharia, que apresentou uma taxa de variação de 14,6%, quando nos primeiros três meses do ano atingiu os 49,3%.

Em contrapartida, o índice relativo ao segmento de construção de edifícios passou de uma variação homóloga de 17,2% no primeiro trimestre para 26,2% no trimestre seguinte (abril a junho).

Na informação à comunicação social, o INE alerta que o destaque publicado apresenta uma nova série do índice de novas encomendas na construção, com valores retrospetivos desde janeiro de 2010, em que principal alteração introduzida é atualização da estrutura de ponderadores, resultando os novos ponderadores da informação das Contas Nacionais Anuais.

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    Dia de debate quinzenal na Assembleia da República, que deve ficar marcado pela saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. Veja aqui em direto e acompanhe a discussão no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Morreu Roger Moore

    Cultura

    O ator britânico Roger Moore, conhecido pelos filmes de James Bond e a série "O Santo", morreu hoje, na Suíça, na sequência de um cancro. Tinha 89 anos.

  • Lesados do Banif ouvidos pela PJ
    1:42

    Economia

    A Unidade de Combate à Corrupção está na Madeira para recolher depoimentos de lesados do Banif e é a primeira diligência da Polícia Judiciária depois de uma queixa apresentada por 100 ex-clientes do banco. Os ex-clientes falam de falsificação de documentos, burla e associação criminosa.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.