sicnot

Perfil

Economia

Encomendas na construção aumentam 20,7% no segundo trimestre

O índice de novas encomendas na construção aumentou 20,7% no segundo trimestre em relação ao mesmo período em 2015, desacelerando face ao trimestre anterior, no qual o crescimento homólogo superou os 30%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o índice de novas encomendas na construção, divulgado esta terça-feira, este crescimento menos intenso no segundo trimestre foi determinado pela evolução do índice do segmento de obras de engenharia, que apresentou uma taxa de variação de 14,6%, quando nos primeiros três meses do ano atingiu os 49,3%.

Em contrapartida, o índice relativo ao segmento de construção de edifícios passou de uma variação homóloga de 17,2% no primeiro trimestre para 26,2% no trimestre seguinte (abril a junho).

Na informação à comunicação social, o INE alerta que o destaque publicado apresenta uma nova série do índice de novas encomendas na construção, com valores retrospetivos desde janeiro de 2010, em que principal alteração introduzida é atualização da estrutura de ponderadores, resultando os novos ponderadores da informação das Contas Nacionais Anuais.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • Parlamento debate uso de animais no circo: as posições do PCP, Bloco e PAN
    2:03
  • ONU analisa proposta do Egito que visa anular decisão de Trump sobre Jerusalém
    1:27

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas está a analisar um projeto de resolução que pretende rejeitar a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital oficial de Israel. O projeto de resolução, proposto pelo Egito, deverá ser votado amanhã mas vai, seguramente, contar com o voto contra dos Estados Unidos.