sicnot

Perfil

Economia

Encomendas na construção aumentam 20,7% no segundo trimestre

O índice de novas encomendas na construção aumentou 20,7% no segundo trimestre em relação ao mesmo período em 2015, desacelerando face ao trimestre anterior, no qual o crescimento homólogo superou os 30%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o índice de novas encomendas na construção, divulgado esta terça-feira, este crescimento menos intenso no segundo trimestre foi determinado pela evolução do índice do segmento de obras de engenharia, que apresentou uma taxa de variação de 14,6%, quando nos primeiros três meses do ano atingiu os 49,3%.

Em contrapartida, o índice relativo ao segmento de construção de edifícios passou de uma variação homóloga de 17,2% no primeiro trimestre para 26,2% no trimestre seguinte (abril a junho).

Na informação à comunicação social, o INE alerta que o destaque publicado apresenta uma nova série do índice de novas encomendas na construção, com valores retrospetivos desde janeiro de 2010, em que principal alteração introduzida é atualização da estrutura de ponderadores, resultando os novos ponderadores da informação das Contas Nacionais Anuais.

Lusa

  • Barco naufraga no Brasil, pelo menos sete mortos

    Mundo

    Uma embarcação com cerca de 70 pessoas a bordo naufragou na terça-feira no rio Xingú, no estado brasileiro do Pará. Pelo menos 25 pessoas foram resgatadas com vida, há sete mortos confirmados.

    Em atualização

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13
  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19