sicnot

Perfil

Economia

Volkswagen anuncia acordo com fornecedores e retoma da produção nas fábricas

​O fabricante automóvel alemão Volkswagen anunciou hoje ter chegado a acordo com os fornecedores para a retoma do abastecimento de componentes, o que permitirá às fábricas afetadas pela falta de peças "reiniciar paulatinamente a produção".

Segundo noticia a agência espanhola EFE, as partes deliberaram, contudo, não divulgar pormenores sobre o acordo.

Um conflito com dois fornecedores (Car Trim e Es Automobil Guss, filiais da Prevent e que fabricam forras para assentos e componentes para motores) levou a Volkswagen (VW) a interromper parte da sua produção e a reduzir o tempo de trabalho de cerca de 28.000 dos seus trabalhadores na Alemanha.

No sábado, a construtora automóvel tinha interrompido a produção do modelo Golf na unidade de Wolfsburgo (Norte do país) por causa do conflito com as empresas fornecedoras que se recusam a enviar alguns componentes e admitiu fazer o mesmo noutras fábricas alemãs.

O Governo alemão exigiu à VW e a dois dos fornecedores de componentes que chegassem rapidamente a um acordo.

As empresas fornecedoras recusavam-se a entregar os componentes e acusavam a VW de abuso de poder ao rescindir contratos sem motivo e sem aviso prévio, na sequência da crise gerada pela manipulação das emissões de gases poluentes.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.