sicnot

Perfil

Economia

ASAE fecha duas geladarias por falta de higiene

© Phil Noble / Reuters

A ASAE encerrou duas geladarias por falta de condições de higiene e aplicou 24 contraordenações, no âmbito de uma ação de fiscalização que incidiu sobre 127 estabelecimentos deste género em todo o país.

Entre as principais infrações detetadas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) contam-se a falta de comunicação prévia (no âmbito do licenciamento), o incumprimento de requisitos gerais e específicos de higiene dos géneros alimentícios e o não encaminhamento dos óleos alimentares usados para os destinos adequados.

O objetivo da ação, realizada na primeira semana de agosto, era verificar o cumprimento das regras de higiene, equipamento de frio, qualidade da água utilizada, as condições de transporte, conservação e armazenamento, bem como o controlo metrológico e a afixação de preços.

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.