sicnot

Perfil

Economia

Jovem que foi obrigado a devolver parte do salário acabou por desistir do estágio

Jovem que foi obrigado a devolver parte do salário acabou por desistir do estágio

A CGTP denunciou um caso de um estagiário do Insituto de Emprego e Formação Profissional que foi obrigado a devolver parte do salário à empresa onde estagiava. O jovem acabou mesmo por desistir do estágio financiado pelo Estado. A central sindical esteve reunida, esta quinta-feira, com o presidente do instituto.

Sobre a polémica dos estágios, o IEFP vem agora dizer que não teve conhecimento de qualquer denuncia até às notícias que surgiram na comunicação social.

Em comunidado, garante que entrou em contacto com a direção do Conselho Nacional de Juventude para recolher mais informações. Diz que esta semana deram entrada três queixas formais, duas delas seguiram já para o Ministério Público.

  • "Nenhum estagiário será prejudicado pelo IEFP"
    8:19

    País

    Os estagiários do IEFP são obrigados a pagar para poderem trabalhar. Muitos patrões estão a exigir aos estagiários que devolvam a comparticipação salarial e que paguem a TSU. O secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre a polémica. Miguel Cabrita diz que "estas práticas são inaceitáveis", e para que exista intervenção é preciso que as pessoas apresentem queixa. O secretário de Estado garante que "nenhum estagiário será prejudicado pelo IEFP" e que até ao momento não tem conhecimento de qualquer queixa formal.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.