sicnot

Perfil

Economia

IEFP já recebeu três queixas de alegadas irregularidades nos estágios

IEFP já recebeu três queixas de alegadas irregularidades nos estágios

Desde que o caso das alegadas irregularidades em estágios profissionais foi denunciado, o Instituto do Emprego e Formação Profissional recebeu três queixas. Duas foram encaminhadas para o Ministério Público, e a terceira ainda está a ser analisada.

  • Estágios do IEFP envolvidos em polémica de lavagem de dinheiro

    Economia

    Os estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional estão envolvidos em polémica. O presidente do Conselho Nacional da Juventude garante que tem recebido denúncias de estagiários que são obrigados pelos patrões a devolver a comparticipação da empresa no salário e também a pagar a taxa social única.

  • "Nenhum estagiário será prejudicado pelo IEFP"
    8:19

    País

    Os estagiários do IEFP são obrigados a pagar para poderem trabalhar. Muitos patrões estão a exigir aos estagiários que devolvam a comparticipação salarial e que paguem a TSU. O secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre a polémica. Miguel Cabrita diz que "estas práticas são inaceitáveis", e para que exista intervenção é preciso que as pessoas apresentem queixa. O secretário de Estado garante que "nenhum estagiário será prejudicado pelo IEFP" e que até ao momento não tem conhecimento de qualquer queixa formal.

  • Partidos exigem explicações sobre transferências para offshores entre 2011 e 2014

    Economia

    O PS junta-se ao PCP, o Bloco de Esquerda e o PSD no pedido para a audição urgente do antigo e o atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a falta de controlo do Fisco às transferências de dinheiro para paraísos fiscais. Em causa está a transferência de 10 mil milhões de euros para offshores. O CSD é o único partido que ainda não se pronunciou.