sicnot

Perfil

Economia

IEFP já recebeu três queixas de alegadas irregularidades nos estágios

IEFP já recebeu três queixas de alegadas irregularidades nos estágios

Desde que o caso das alegadas irregularidades em estágios profissionais foi denunciado, o Instituto do Emprego e Formação Profissional recebeu três queixas. Duas foram encaminhadas para o Ministério Público, e a terceira ainda está a ser analisada.

  • Estágios do IEFP envolvidos em polémica de lavagem de dinheiro

    Economia

    Os estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional estão envolvidos em polémica. O presidente do Conselho Nacional da Juventude garante que tem recebido denúncias de estagiários que são obrigados pelos patrões a devolver a comparticipação da empresa no salário e também a pagar a taxa social única.

  • "Nenhum estagiário será prejudicado pelo IEFP"
    8:19

    País

    Os estagiários do IEFP são obrigados a pagar para poderem trabalhar. Muitos patrões estão a exigir aos estagiários que devolvam a comparticipação salarial e que paguem a TSU. O secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre a polémica. Miguel Cabrita diz que "estas práticas são inaceitáveis", e para que exista intervenção é preciso que as pessoas apresentem queixa. O secretário de Estado garante que "nenhum estagiário será prejudicado pelo IEFP" e que até ao momento não tem conhecimento de qualquer queixa formal.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC