sicnot

Perfil

Economia

Termina hoje prazo para lesados do papel comercial do ESI reclamarem créditos

Os investidores lesados em papel comercial da Espírito Santo International (ESI) e da Rio Forte, adquirido aos balcões do BES, têm até hoje para reclamarem os seus créditos, segundo a Associação dos Enganados e Indignados do Papel Comercial (AIEPC).

"A associação entende, face às informações que dispomos atualmente, que os associados e lesados em papel comercial ESI e Rio Forte, devem fazer a reclamação de créditos junto do BES [Banco Espírito Santo], até dia 26 de agosto", lê-se numa comunicação da AIEPC disponibilizada através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e datada de 16 de agosto.

"A AIEPC disponibiliza uma minuta tipo que cada lesado pode usar sem recorrer ao seu advogado, no entanto não invalida que possa solicitar parecer ou entendam proceder de outra forma, sendo que não é da responsabilidade da associação a vossa escolha", informou a entidade que representa os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES).

Os requerimentos de reclamação devem indicar, nomeadamente, a proveniência do crédito, a data de vencimento, o montante de capital e de juros, mas também a sua natureza comum, subordinada, privilegiada ou garantida e a existência de eventuais garantias pessoais.

O processo de liquidação do BES iniciou-se em julho depois de o Banco de Portugal o ter requerido em tribunal. Neste processo, será feita a lista de credores pelos quais serão depois distribuídos os bens do banco, em função da hierarquia dos referidos credores.

O Banco de Portugal informou em meados de julho que a licença bancária do BES foi revogada pelo BCE, entrando em liquidação.

Já se esperava que a revogação da licença para a atividade bancária do BES, a entidade que ficou com os chamados 'ativos tóxicos' do banco da família Espírito Santo, acontecesse até 03 de agosto, quando passaram dois anos desde a resolução do banco.

O chamado 'banco mau' - o BES - fechou o ano de 2015 com prejuízos de 2,6 mil milhões de euros, sendo que a maior parte desses se deveu à decisão de dezembro passado do banco central de passar do Novo Banco para o BES cinco emissões de dívida não subordinada (sénior) no total de 2,2 mil milhões de euros.

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.