sicnot

Perfil

Economia

Apple, Facebook e Microsoft vão pagar mesmo salário a homens e mulheres

​Pelo menos 29 empresas norte-americanas, incluindo a Apple, Microsoft e Facebook, comprometeram-se sexta-feira a pagar igual salário a homens e mulheres, juntando-se à iniciativa do Presidente dos Estados Unidos para promover a igualdade salarial no país.

Além daquelas três empresas, comprometeram-se hoje também a reduzir a diferença salarial entre homens e mulheres a Coca-Cola, General Motors, Nike, Visa, linha aéreas Delta, a cadeia de hotéis Hilton, a rede social Linkedin e a divisão do IKEA dos Estados Unidos, referiu, em comunicado, a Casa Branca.

"Em 2016, uma mulher ganhava 79 cêntimos por cada dólar ganho por um homem" nas empresas norte-americana, disse a diretora de política doméstica norte-americana, Cecilia Moniza, numa mensagem divulgada no blogue oficial da Presidência dos Estados Unidos.

"Aquele número baixa para os 64 cêntimos nas mulheres afroamericanas, os 59 cêntimos nas nativas americanas e para os 54 cêntimos nas latinas", acrescentou.

Com o anúncio de hoje, já são mais de 50 empresas que se comprometeram a fazer uma "análise anual sobre os pagamentos" dos funcionários em ambos os géneros e "rever os seus processos de contratação e promoção" de trabalhadores, refere a Casa Branca.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.