sicnot

Perfil

Economia

Clima de negócios cai em agosto na zona euro

© Francois Lenoir / Reuters

O principal indicador que mede o clima de negócios na zona euro registou uma quebra em agosto de 0,36 pontos, para se fixar nos 0,02 pontos, face a julho, divulgou hoje a Comissão Europeia.

Em julho, o indicador tinha aumentado 0,17 pontos face a junho, para os 0,39 pontos.

De acordo com os dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, para a quebra no indicador contribuíram a forte deterioração nas avaliações dos empresários sobre o histórico de produção e sobre as carteiras de encomendas e de exportações.

A avaliação das expectativas de produção também recuou, mas em menor grau, e a da disponibilidade de produtos para entrega manteve-se.

A Comissão Europeia não divulga dados por Estado-membro relativos ao indicador do clima de negócios.

Lusa

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.