sicnot

Perfil

Economia

França vai pedir suspensão de negociações do acordo comercial UE/EUA

França vai pedir à Comissão Europeia que suspenda as negociações do acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, disse hoje o secretário de Estado do Comércio Externo francês.

"Já não há apoio político em França para estas negociações" e "França apela a um fim destas negociações", disse Matthias Fekl à Rádio RMC.

Negociadores dos Estados Unidos e da União Europeia tentam finalizar o proposto Acordo de Livre Comércio e Investimento Transatlântico (TTIP, na sigla inglesa), que vai criar a maior zona de comércio livre do mundo.

No entanto, as negociações têm enfrentado dificuldades, não só devido aos termos do acordo em si mas também pela decisão do Reino Unido de sair da União Europeia e pela crescente oposição ao acordo em França e na Alemanha.

Fekl acredita que as negociações favorecem os Estados Unidos.

"Os norte-americanos não dão nada, apenas migalhas (...) não é assim que as negociações se fazem entre aliados", disse.

"Precisamos de uma suspensão clara e definitiva destas negociações de modo a recomeçar com uma boa base", afirmou.

A França vai avançar com este argumento numa reunião de ministros do comércio externo em Bratislava, em setembro, informou Fekl.

Os ativistas que se opõem ao TTIP desde que as negociações começaram, em 2013, dizem que o acordo vai apenas beneficiar as multinacionais e prejudicar os consumidores.

O primeiro-ministro francês Manuel Valls disse considerar "impossível" que os dois lados concluam as negociações sobre o acordo comercial até ao fim de 2016.

No mesmo sentido, o vice-chanceler e ministro da Economia alemão Sigmar Gabriel disse no domingo que as negociações estão estagnadas.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.