sicnot

Perfil

Economia

França vai pedir suspensão de negociações do acordo comercial UE/EUA

França vai pedir à Comissão Europeia que suspenda as negociações do acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, disse hoje o secretário de Estado do Comércio Externo francês.

"Já não há apoio político em França para estas negociações" e "França apela a um fim destas negociações", disse Matthias Fekl à Rádio RMC.

Negociadores dos Estados Unidos e da União Europeia tentam finalizar o proposto Acordo de Livre Comércio e Investimento Transatlântico (TTIP, na sigla inglesa), que vai criar a maior zona de comércio livre do mundo.

No entanto, as negociações têm enfrentado dificuldades, não só devido aos termos do acordo em si mas também pela decisão do Reino Unido de sair da União Europeia e pela crescente oposição ao acordo em França e na Alemanha.

Fekl acredita que as negociações favorecem os Estados Unidos.

"Os norte-americanos não dão nada, apenas migalhas (...) não é assim que as negociações se fazem entre aliados", disse.

"Precisamos de uma suspensão clara e definitiva destas negociações de modo a recomeçar com uma boa base", afirmou.

A França vai avançar com este argumento numa reunião de ministros do comércio externo em Bratislava, em setembro, informou Fekl.

Os ativistas que se opõem ao TTIP desde que as negociações começaram, em 2013, dizem que o acordo vai apenas beneficiar as multinacionais e prejudicar os consumidores.

O primeiro-ministro francês Manuel Valls disse considerar "impossível" que os dois lados concluam as negociações sobre o acordo comercial até ao fim de 2016.

No mesmo sentido, o vice-chanceler e ministro da Economia alemão Sigmar Gabriel disse no domingo que as negociações estão estagnadas.

Lusa

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC