sicnot

Perfil

Economia

França vai pedir suspensão de negociações do acordo comercial UE/EUA

França vai pedir à Comissão Europeia que suspenda as negociações do acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, disse hoje o secretário de Estado do Comércio Externo francês.

"Já não há apoio político em França para estas negociações" e "França apela a um fim destas negociações", disse Matthias Fekl à Rádio RMC.

Negociadores dos Estados Unidos e da União Europeia tentam finalizar o proposto Acordo de Livre Comércio e Investimento Transatlântico (TTIP, na sigla inglesa), que vai criar a maior zona de comércio livre do mundo.

No entanto, as negociações têm enfrentado dificuldades, não só devido aos termos do acordo em si mas também pela decisão do Reino Unido de sair da União Europeia e pela crescente oposição ao acordo em França e na Alemanha.

Fekl acredita que as negociações favorecem os Estados Unidos.

"Os norte-americanos não dão nada, apenas migalhas (...) não é assim que as negociações se fazem entre aliados", disse.

"Precisamos de uma suspensão clara e definitiva destas negociações de modo a recomeçar com uma boa base", afirmou.

A França vai avançar com este argumento numa reunião de ministros do comércio externo em Bratislava, em setembro, informou Fekl.

Os ativistas que se opõem ao TTIP desde que as negociações começaram, em 2013, dizem que o acordo vai apenas beneficiar as multinacionais e prejudicar os consumidores.

O primeiro-ministro francês Manuel Valls disse considerar "impossível" que os dois lados concluam as negociações sobre o acordo comercial até ao fim de 2016.

No mesmo sentido, o vice-chanceler e ministro da Economia alemão Sigmar Gabriel disse no domingo que as negociações estão estagnadas.

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58