sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico volta a piorar em agosto em Portugal e zona euro

O indicador de sentimento económico voltou a piorar em agosto em Portugal, pelo segundo mês consecutivo, tal como na zona euro e na União Europeia (UE), segundo dados da Comissão Europeia hoje divulgados.

Em Portugal, o indicador de sentimento económico baixou dos 106 pontos, em julho, para os 105,8 pontos, em agosto.

Segundo dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia, na zona euro o indicador recuou 1,0 pontos em agosto, para os 105,5, enquanto na UE caiu 0,9 pontos, para os 103,8, face a julho.

Para estas quebras contribuíram os recuos na confiança em todos os setores de negócio, à exceção do da construção.

No que respeita às cinco maiores economias da zona euro, o indicador piorou em quatro delas -- Holanda (-3,6 pontos), Itália (-2,1 pontos), Espanha (-1,5 pontos) e Alemanha (-1,1 pontos) - e melhorou em França (0,8 pontos).

O indicador de sentimento económico calculado pela Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeias.

Lusa

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.