sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico volta a piorar em agosto em Portugal e zona euro

O indicador de sentimento económico voltou a piorar em agosto em Portugal, pelo segundo mês consecutivo, tal como na zona euro e na União Europeia (UE), segundo dados da Comissão Europeia hoje divulgados.

Em Portugal, o indicador de sentimento económico baixou dos 106 pontos, em julho, para os 105,8 pontos, em agosto.

Segundo dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia, na zona euro o indicador recuou 1,0 pontos em agosto, para os 105,5, enquanto na UE caiu 0,9 pontos, para os 103,8, face a julho.

Para estas quebras contribuíram os recuos na confiança em todos os setores de negócio, à exceção do da construção.

No que respeita às cinco maiores economias da zona euro, o indicador piorou em quatro delas -- Holanda (-3,6 pontos), Itália (-2,1 pontos), Espanha (-1,5 pontos) e Alemanha (-1,1 pontos) - e melhorou em França (0,8 pontos).

O indicador de sentimento económico calculado pela Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeias.

Lusa

  • Português de 15 anos morre em estância de esqui em Espanha

    País

    Um jovem português morreu esta quarta-feira numa estância de esqui, em Espanha. O rapaz de 15 anos queixou-se de dores de cabeça e foi transportado para a Unidade de Cuidados de Saúde da Estância de Esqui, onde acabou por morrer.

    Em desenvolvimento

  • Europa num clima de tensão parecido ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra Mundial
    2:18

    Mundo

    O populismo e a demonização do outro estão a conduzir a Europa a um clima de tensão semelhante ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra mundial. A conclusão é do relatório anual da Amnistia internacional, que denuncia ainda que 2016 foi um ano de "implacável miséria e medo" para milhões de pessoas. Embalados pelo discurso do medo, vários governos recuaram nos direitos humanos.