sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico volta a piorar em agosto em Portugal e zona euro

O indicador de sentimento económico voltou a piorar em agosto em Portugal, pelo segundo mês consecutivo, tal como na zona euro e na União Europeia (UE), segundo dados da Comissão Europeia hoje divulgados.

Em Portugal, o indicador de sentimento económico baixou dos 106 pontos, em julho, para os 105,8 pontos, em agosto.

Segundo dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia, na zona euro o indicador recuou 1,0 pontos em agosto, para os 105,5, enquanto na UE caiu 0,9 pontos, para os 103,8, face a julho.

Para estas quebras contribuíram os recuos na confiança em todos os setores de negócio, à exceção do da construção.

No que respeita às cinco maiores economias da zona euro, o indicador piorou em quatro delas -- Holanda (-3,6 pontos), Itália (-2,1 pontos), Espanha (-1,5 pontos) e Alemanha (-1,1 pontos) - e melhorou em França (0,8 pontos).

O indicador de sentimento económico calculado pela Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeias.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47