sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico volta a piorar em agosto em Portugal e zona euro

O indicador de sentimento económico voltou a piorar em agosto em Portugal, pelo segundo mês consecutivo, tal como na zona euro e na União Europeia (UE), segundo dados da Comissão Europeia hoje divulgados.

Em Portugal, o indicador de sentimento económico baixou dos 106 pontos, em julho, para os 105,8 pontos, em agosto.

Segundo dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia, na zona euro o indicador recuou 1,0 pontos em agosto, para os 105,5, enquanto na UE caiu 0,9 pontos, para os 103,8, face a julho.

Para estas quebras contribuíram os recuos na confiança em todos os setores de negócio, à exceção do da construção.

No que respeita às cinco maiores economias da zona euro, o indicador piorou em quatro delas -- Holanda (-3,6 pontos), Itália (-2,1 pontos), Espanha (-1,5 pontos) e Alemanha (-1,1 pontos) - e melhorou em França (0,8 pontos).

O indicador de sentimento económico calculado pela Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeias.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.