sicnot

Perfil

Economia

Sentimento económico volta a piorar em agosto em Portugal e zona euro

O indicador de sentimento económico voltou a piorar em agosto em Portugal, pelo segundo mês consecutivo, tal como na zona euro e na União Europeia (UE), segundo dados da Comissão Europeia hoje divulgados.

Em Portugal, o indicador de sentimento económico baixou dos 106 pontos, em julho, para os 105,8 pontos, em agosto.

Segundo dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia, na zona euro o indicador recuou 1,0 pontos em agosto, para os 105,5, enquanto na UE caiu 0,9 pontos, para os 103,8, face a julho.

Para estas quebras contribuíram os recuos na confiança em todos os setores de negócio, à exceção do da construção.

No que respeita às cinco maiores economias da zona euro, o indicador piorou em quatro delas -- Holanda (-3,6 pontos), Itália (-2,1 pontos), Espanha (-1,5 pontos) e Alemanha (-1,1 pontos) - e melhorou em França (0,8 pontos).

O indicador de sentimento económico calculado pela Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeias.

Lusa

  • Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros

    País

    Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.

  • Manifestações de apoio aos pais de Alfie impedidos de o levar para Itália
    3:03

    Mundo

    A justiça britânica rejeitou um novo recurso dos pais do bebé Alfie, que está em estado semivegetativo. O objetivo era levar o menino para Itália, para ser assistido numa unidade pediátrica no Vaticano. Os pais não querem que as máquinas sejam desligadas, mas os médicos defendem que os tratamentos são inúteis.