sicnot

Perfil

Economia

Portugal emite 1.000 ME em dívida de longo prazo com juros mais baixos a 10 anos

Portugal emitiu hoje 1.000 milhões de euros em obrigações a cinco e a 10 anos, conseguindo uma taxa de juro ligeiramente mais baixa na emissão de maturidade mais longa, mas um pouco mais alta na que vence em 2021.

De acordo com a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na agência de informação financeira Bloomberg, Portugal colocou hoje no mercado 550 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a 10 anos, com uma taxa de juro de 3,027%, uma emissão que compara com a realizada em julho, em que foram emitidos 584 milhões de euros em títulos a 10 anos a uma taxa de juro média de 3,093%.

Quanto ao leilão de Obrigações do Tesouro a cinco anos, foram hoje emitidos 450 milhões de euros com um juro de 1,870%, sendo que em junho, quando se realizou a última emissão desta maturidade, foram colocados no mercado 600 milhões de euros a uma taxa de 1,843 milhões de euros.

Esta foi a primeira emissão de dívida realizada depois de o Estado e a Comissão Europeia terem chegado a acordo sobre o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que, entre outras operações, vai implicar um aumento de capital de 2,7 mil milhões de euros.

Esta injeção de capital público deverá obrigar o IGCP a alterar o programa de financiamento do Estado deste ano, uma vez que se trata de uma operação não prevista inicialmente no Orçamento do Estado para 2016.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.