sicnot

Perfil

Economia

Portugal regressa hoje ao mercado para arrecadar até mil milhões de euros

O PSI20 vai continuar a contar com apenas 18 empresas. A informação foi dada pela Euronext, na sequência da revisão anual do principal índice da bolsa portuguesa.

© Brendan McDermid / Reuters

Portugal regressa hoje ao mercado de dívida com uma nova emissão de obrigações de longo prazo, esperando arrecadar entre 750 e 1.000 milhões de euros.

A Agência de Gestão da Tesouraria e do Dívida Pública (IGCP) vai realizar dois leilões de Obrigações do Tesouro (OT): um com maturidade em abril de 2021 e outro que vence em julho de 2026.

A última emissão de Obrigações do Tesouro a cinco anos realizou-se em junho deste ano, altura em que foram colocados no mercado 600 milhões de euros a uma taxa de juro média de 1,843%.

Já a emissão de Obrigações do Tesouro a 10 anos mais recente aconteceu em julho, quando foram colocados 584 milhões de euros, com uma taxa de juro média de 3,093%.

Esta será a primeira emissão de dívida realizada depois de o Estado e a Comissão Europeia terem chegado a acordo sobre o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que, entre outras operações, vai implicar um aumento de capital de 2,7 mil milhões de euros.

Esta injeção de capital público deverá obrigar o IGCP a alterar o programa de financiamento do Estado deste ano, uma vez que se trata de uma operação não prevista inicialmente no Orçamento do Estado para 2016.

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.