sicnot

Perfil

Economia

Valor da prestação do crédito à habitação diminui em setembro

Os clientes com empréstimo à habitação vão voltar a pagar menos de prestação ao banco em setembro, segundo os cálculos feitos para a Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos.

No caso de um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1%, esse cliente vai passar a pagar a partir deste mês 469,55 euros, menos 5,09 euros face à mensalidade que pagava desde a última revisão, em março.

Já num empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, o valor a pagar é de 462,2 euros, menos 2,76 euros do que na revisão de junho.

As prestações da casa têm estado a cair, acompanhando a redução das taxas Euribor, que desde final do ano passado estão mesmo a negociar em valores negativos, o que é histórico.

No mês de agosto, a média mensal da taxa Euribor a seis meses foi de -0,189% e a três meses de -0,298%.

Lusa

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.