sicnot

Perfil

Economia

Valor da prestação do crédito à habitação diminui em setembro

Os clientes com empréstimo à habitação vão voltar a pagar menos de prestação ao banco em setembro, segundo os cálculos feitos para a Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos.

No caso de um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1%, esse cliente vai passar a pagar a partir deste mês 469,55 euros, menos 5,09 euros face à mensalidade que pagava desde a última revisão, em março.

Já num empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, o valor a pagar é de 462,2 euros, menos 2,76 euros do que na revisão de junho.

As prestações da casa têm estado a cair, acompanhando a redução das taxas Euribor, que desde final do ano passado estão mesmo a negociar em valores negativos, o que é histórico.

No mês de agosto, a média mensal da taxa Euribor a seis meses foi de -0,189% e a três meses de -0,298%.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.