sicnot

Perfil

Economia

Gastos com o envelhecimento vão atingir 24% do PIB em 2050

Os gastos com o envelhecimento em Portugal vão atingir 24% do PIB em 2050. A estimativa é da Standard & Poor's, que sugere que o país tome medidas adicionais nas áreas da saúde e das pensões.

No relatório publicado esta quinta-feira, e citado pelo Jornal de Negócios, a agência norte-americana defende a redução dos custos associados ao envelhecimento populacional. Se assim não acontecer, lê-se no documento, não será possível conter os futuros impactos orçamentais.

Atualmente os custos com o sistema de pensões rondam os 14% do PIB, e os de saúde representam 6%. Sem medidas adicionais, segundo a Standard & Poor's, e porque daqui a 34 anos 35% dos portugueses serão idosos, os custos vão atingir os 24% do Produto Interno Bruto.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.