sicnot

Perfil

Economia

Gastos com o envelhecimento vão atingir 24% do PIB em 2050

Os gastos com o envelhecimento em Portugal vão atingir 24% do PIB em 2050. A estimativa é da Standard & Poor's, que sugere que o país tome medidas adicionais nas áreas da saúde e das pensões.

No relatório publicado esta quinta-feira, e citado pelo Jornal de Negócios, a agência norte-americana defende a redução dos custos associados ao envelhecimento populacional. Se assim não acontecer, lê-se no documento, não será possível conter os futuros impactos orçamentais.

Atualmente os custos com o sistema de pensões rondam os 14% do PIB, e os de saúde representam 6%. Sem medidas adicionais, segundo a Standard & Poor's, e porque daqui a 34 anos 35% dos portugueses serão idosos, os custos vão atingir os 24% do Produto Interno Bruto.

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim