sicnot

Perfil

Economia

Lagarde pede ao G20 medidas para evitar crescimento fraco

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, pediu esta quinta-feira aos países do G20 para "tomarem medidas enérgicas para evitar a armadilha do crescimento fraco".

"Sem ações políticas contundentes, o crescimento poderá ser dececionante durante muito tempo", alertou Lagarde, numa nota divulgada antes da cimeira do G20 que vai decorrer em Hangzhou, na China, a 4 e 5 de setembro.

Nos países ricos, após a crise financeira tem-se verificado uma fraca procura, uma tendência demográfica desfavorável e uma produtividade frágil.

Nos países emergentes, depois do crescimento forte das últimas décadas, a expansão tem-se revelado mais moderada, penalizada pela queda do preço das matérias-primas.

Segundo um relatório do FMI publicado na mesma ocasião, a transição económica na China pode "enfrentar obstáculos que podem ser contagiosos", quando muito parceiros comerciais contam com a procura chinesa para as suas exportações.

As incertezas sobre as consequências da decisão britânica de sair da União Europeia também "ameaçam as perspetivas económicas, particularmente na Europa, onde as instituições financeiras vão enfrentar desafios", assinala ainda o FMI.

Globalmente nos países mais desenvolvidos, os rendimentos dos 10% mais ricos subiram 40% nos últimos 20 anos, quando os dos mais pobres pouco avançaram.

Para contrariar esta situação, a diretora-geral do FMI considerou que as "políticas orçamentais devem desempenhar um papel", já que as políticas monetárias dos bancos centrais estão a ser solicitadas ao máximo.

Lagarde reafirmou ainda que os países não têm feito reformas estruturais suficientes.

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.