sicnot

Perfil

Economia

Quase 12 mil funcionários aderem ao programa de rescisões amigáveis da Petrobras

A petrolífera estatal brasileira Petrobras informou esta sexta-feira que 11.704 funcionários aderiram ao programa de rescisões amigáveis desde 01 de abril, sendo que as inscrições já foram encerradas.

Em comunicado, a empresa esclareceu, contudo, que "o número ainda pode ser alterado, em função de inscrições realizadas em papel e postadas até 31 de agosto", acrescentando que os empregados podem desistir da adesão "até a data de homologação da rescisão".

"O cronograma de desligamentos foi iniciado em 16 de junho e, até o momento, 2.450 empregados tiveram os seus contratos de trabalho encerrados", adiantou.

A empresa tinha como meta que "cerca de 12 mil empregados" aderissem ao programa, "com um custo previsto de 4,4 mil milhões de reais [1,213 mil milhões de euros] e uma economia esperada de 33 mil milhões de reais [9 mil milhões de euros] até 2020", lê-se na nota.

A Petrobras - que está no centro do maior caso de corrupção da história do Brasil, conhecido como Operação Lava Jato - teve perdas recordes em 2015, sendo prejudicada também pela queda do preço do barril de petróleo e pela desvalorização do real.

No primeiro trimestre deste ano, a empresa registou um prejuízo de 1,2 mil milhões de reais (330,8 milhões de euros), mas no segundo trimestre teve um lucro líquido de 370 milhões de reais (102 milhões de euros).

Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.