sicnot

Perfil

Economia

Economia da zona euro cresce 1,6% no 2.º trimestre

A economia da zona euro cresceu 1,6% e a da União Europeia (UE) 1,8% no segundo trimestre do ano, em termos homólogos, face ao mesmo trimestre do ano anterior, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

Já na comparação com o primeiro trimestre de 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro aumentou, entre abril e junho, 0,3% na zona euro e 0,4% na UE, a um ritmo mais moderado que no trimestre anterior (0,6 e 0,5% respetivamente).

No que respeita às economias dos Estados-membros, os maiores crescimentos face ao primeiro trimestre do ano foram registados na Roménia (1,5%), na Hungria (1,0%), na República Checa, na Polónia e na Eslováquia (0,9% cada), tendo os PIB permanecido estáveis em França, em Itália e na Finlândia.

Na comparação homóloga, a Roménia (5,9%), a Eslováquia (3,7%), a Espanha (3,2%) e a Suécia (3,1%) registaram as maiores subidas no PIB, tendo a única diminuição sido assinalada na Grécia (-0,9%).

A economia portuguesa cresceu entre abril e junho 0,9% na comparação homóloga e 0,3% face ao trimestre anterior.

O boletim hoje divulgado pelo gabinete oficial de estatísticas da UE confirma as estimativas avançadas em julho para os PIB da zona euro e do conjunto dos Estados-membros.

Lusa

  • BCE diz que economia da zona euro deve crescer 1,6% em 2016
    1:13

    Economia

    Na reunião do Conselho de Governadores do BCE que decorreu hoje, Mário Draghi estimou ainda que o PIB aumente 1,7% em 2017 e 208. O presidente do BCE defendeu que os países devem concentrar-se na aplicação das reformas estruturais e tomar medidas para aumentar a produtividade. Mario Draghi sublinha que é sobretudo o consumo interno que está a promover a recuperação económica, ao contrário das exportações que continuam em queda.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46