sicnot

Perfil

Economia

CGTP aprova proposta reivindicativa com aumentos salariais de 4%

A CGTP aprova hoje a sua proposta reivindicativa para 2017, que deve incluir aumentos salariais de 4%, o aumento do salário mínimo nacional para os 600 euros e melhores condições de vida e de trabalho.

O documento que define a política de rendimentos e a política reivindicativa da Intersindical para o próximo ano vai ser discutido e aprovado no Conselho Nacional, que se reúne hoje pela primeira vez após o período de férias, com a certeza de que os 147 conselheiros não vão deixar cair a reivindicação de um salário mínimo de 600 euros, conforme foi decidido no último congresso da central, em fevereiro.

Segundo fonte sindical, a valorização dos salários, com aumentos nunca inferiores aos do ano passao, e o combate à pobreza deverão ser os pontos fortes da proposta reivindicativa.

Em setembro de 2015, a CGTP reivindicou para 2016 aumentos salariais de 4%, que garantissem um aumento mínimo de 40 euros.

A reposição de direitos, o combate à precariedade, a redução do horário de trabalho e o respeito pela contratação coletiva foram também reivindicações defendidas há um ano, que devem ser reafirmadas hoje.

De acordo com a mesma fonte, as primeiras lutas da Intersindical deverão realizar-se na última semana deste mês, em defesa do emprego, dos direitos e da valorização dos salários.

Para 23 de setembro estão marcados encontros para debater as alterações à legislação laboral, em particular as relativas aos direitos dos representantes dos trabalhadores.

A CGTP-IN pretende dar visibilidade às suas posições ao longo do mês, antes que o Orçamento do Estado para 2017 esteja pronto, porque considera que este "é o momento certo" para se aumentarem os salários e as pensões.

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.