sicnot

Perfil

Economia

IRS da classe média pode aumentar já no próximo ano

IRS da classe média pode aumentar já no próximo ano

O Governo está a estudar a alteração dos escalões do IRS e milhares de famílias poderão vir a ser penalizadas.

Uma das medidas fiscais em estudo para o próximo Orçamento do Estado
passa por reduzir os limites mínimos dos escalões mais altos do IRS. Ou seja, ao baixar o limite mínimo, a mesma taxa vai incidir sobre rendimentos que estão imediatamente abaixo, o que na prática faz com que mais famílias sejam abrangidas pelo escalão e paguem mais imposto.

É esta a tradução de um princípio que o Partido Socialista já tinha posto nos programas eleitorais e de Governo: aumentar a progressividade dos escalões de IRS.

A partir dos 20 mil euros de rendimento anual, as famílias já estão sujeitas a uma taxa de 37%, considerada muito elevada. A somar a isto, os rendimentos mais altos continuam sujeitos à sobretaxa de IRS.

Por outro lado, com a isenção de pagamento de IRS na base e com várias deduções fiscais em vigor para os rendimentos mais baixos, mais de 55% das famílias portuguesas já não pagam nenhum valor de imposto.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47